Jeans de seda sustentável chega ao mercado brasileiro

Jeans de seda sustentável
Jeans de seda sustentável chega ao mercado brasileiro

O tecido é fabricado pela empresa paranaense O Casulo Feliz

A fiação artesanal de seda O Casulo Feliz, sediada na cidade paraense de Maringá, acaba de lançar o jeans de seda no mercado brasileiro.




O tecido é composto de 50% seda, 25% pet e 25% algodão.

“Como o pet esquenta muito no corpo por ser um poliéster, agregamos o algodão para neutralizar a temperatura do pet e dar mais conforto ao consumidor”, explica Glicínia Seterenaski, designer e diretora de O Casulo Feliz.

Devido a esse processo, o jeans de seda se torna um produto ambientalmente sustentável. A fibra do pet e do algodão costumam ser dispensadas pela indústria, assim como o casulo que usamos tradicionalmente em nossa produção. É um processo revolucionário tecnologicamente, que dispensa lavanderia e amaciamento.

“Por não utilizarmos lavanderia e amaciamento, contribuímos ainda mais com o meio ambiente ao não dispensar produtos químicos na natureza e economizar, pelo menos, 80 de litros de água por peça lavada”, ressalta Glicínia.

O jeans de seda é leve, macio, confortável e tem uma característica única: 
o visual com tons de prata acentuado. 

Importantes grifes do Brasil e do exterior já demonstraram interesse em adquirir o tecido para usar em suas coleções.

Sobre O Casulo Feliz

O Casulo Feliz é um excelente exemplo de indústria ambientalmente e socialmente responsável. 

Entre os principais clientes do Casulo estão Empório Beraldin, Vivienne Westwood, Osklen, Animale e Cantão.

A empresa trabalha com a chamada seda sustentável, produzida a partir de casulos rejeitados pelos cultivadores do bicho-da-seda na região conhecida como Vale da Seda, no Paraná. 

Os casulos rejeitados são levados para a fabricação de seda por meio, de certa forma artesanal, em pleno século XXI, por cerca de 70 funcionários, que utilizam, manualmente, máquinas de tecelagem, água de poço artesanal, água de captação da chuva, tinturas de folhas ( mangas, espinafre, erva-mate etc), cascas ( cerragem de eucalipto, pinhos etc), raízes ( cebola, açafrão etc), sementes ( urucum, índigo etc).

O Casulo Feliz fica localizado em um bairro carente de Maringá, onde os índices de violência e consumo de drogas (como o crack) são altos. Essa realidade foi um dos principais motivos para a criação da empresa, que busca, também, a inclusão social de moradores locais.

Em julho passado, a empresa, recebeu o Prêmio Ecochic Day, que reconhece e incentiva nomes e empresas da moda sustentável do Brasil.

A cerimônia de premiação foi realizada, em São Paulo, durante a terceira edição do Movimento Ecochic , que tem como objetivo fazer com que as pessoas repensem suas atitudes, além de fomentar soluções da cultura sustentável e da economia criativa.

Por_Wagner Matheus

Nenhum comentário: