Sustentabilidade na ponta do lápis

Antes de presumir que o produto sustentável é mais caro ou mais trabalhoso, defina indicadores e verifique custos e benefícios
Por Claudio Tieghi*


Com o passar do tempo, algumas premissas viram jargões na boca de empresários e executivos, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade

É preciso ficar atento, pois, na maioria dos casos, essas declarações não têm fundamento ou referências gerenciais concretas. 

Mas, se não correspondem à verdade, por que conseguem tantos adeptos? Será que as pessoas assumem o papel do papagaio e saem por aí dizendo aquilo que ouviram sem se preocupar em avaliar a confiabilidade daquela informação ou linha de pensamento? 

Esse movimento acontece nas nossas vidas também em outras situações e esconde um sentimento muito negativo, que é a falta de vontade de mudar ou inovar. 

Esse é o principal inimigo da sustentabilidade. Assumir novos conceitos, práticas e processos em nosso dia a dia é tão difícil que, em vez de pesquisarmos, repete-se que o tema é importante, mas que o produto ou o serviço sustentáveis são mais caros e tornam a empresa mais onerosa. 

Ao repetirmos essas premissas, no fundo, estamos também nos desculpando por não termos dado a atenção devida à questão da sustentabilidade. 

Uma boa forma de evitar essa situação é estabelecer indicadores gerenciais e consultá-los constantemente. Ninguém afirma se faturou ou vendeu mais ou menos sem fazer isso. Todas as empresas sabem exatamente quanto pagaram de impostos, salários e demais despesas mensalmente. 

Todos os gestores acompanham as metas de vendas e de faturamento das equipes comerciais, pois é a partir daí que calculam salários e comissões. Com as informações em mãos, não há dúvidas. 

Assim deve ser com a sustentabilidade. Antes de presumir que o produto sustentável é mais caro ou mais trabalhoso, defina indicadores. Consulte-os e compare-os sempre que for necessário. 

Tenho a certeza de que, ao final de um ciclo, ficará comprovado que, na maioria dos casos, utilizar de forma mais inteligente os recursos da natureza e os bens de consumo é uma forma de economizar e reduzir impactos ambientais. 

Outra forma de comprovar a equação é praticar o benchmarking com empresas que já fizeram essa conta. No mundo das chamadas PMEs – pequenas e médias empresas – já existem numerosos exemplos de sucesso. 

Aliás, acredito que, para essas empresas, a redução de custos ao adotar práticas sustentáveis é ainda mais rápida. No site da Afras - Associação Franquia Sustentável, é possível acessar vários casos que exemplificam essa equação. Consulte, inspire-se e comece já. 

(*) Claudio Tieghi, diretor de responsabilidade social do Grupo Multi Holding e presidente da Afras – Associação Franquia Sustentável

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