Segunda edição do Seminário de Veículos Elétricos e Rede Elétrica será na Associação Comercial do Rio de Janeiro em 18 de novembro.
A ampla difusão da mobilidade individual motorizada a partir do início do século XX até os dias atuais e o desenvolvimento urbano ensejado pela mobilidade e adaptado a ela tornaram não apenas o veículo individual, mas também o de transporte coletivo e de cargas um elemento essencial para o funcionamento das sociedades modernas.
Entretanto, os problemas ambientais decorrentes do crescente consumo de combustíveis, principalmente os fósseis colocam em xeque a viabilidade da manutenção e, sobretudo, da expansão da mobilidade sobre pneus nas bases tecnológicas tradicionais, acionada por motores de combustão interna. O acionamento elétrico, pela sua elevada eficiência e redução de emissões constitui a forma mais efetiva de se viabilizar o potencial de aumento do número de veículos, principalmente dos países em desenvolvimento, e preservar a mobilidade da maioria das sociedades contemporâneas, a qual dificilmente poderá ser baseada apenas nos transportes de massa, já eletrificados.
Nas últimas décadas ocorreram, e estão na iminência de ocorrer mudanças importantes, decorrentes de uma nova visão do quadro energético mundial, dos avanços tecnológicos dos sistemas de geração e controle de menor porte e de novas formas de uso de energia pelo consumidor.
O Veículo Elétrico (VE) se destaca como um novo ator, tanto para o setor de transporte quanto para o setor de energia elétrica, que deve ter papel decisivo nas transformações e impactos que acarretará nos próximos anos. Esta tendência tem reflexos mundiais, destacando-se as iniciativas nos Estados Unidos, na Europa, na China e no Japão que apresentam uma aceleração, nos últimos doze meses, da penetração dos diferentes tipos de veículos elétricos: híbridos e plug-in; leves e pesados; transporte individual e transporte de massa.
A disseminação de veículos elétricos dotados de bateria, contando ou não com geração embarcada, denominado veículo elétrico híbrido, se constitui em elemento chave desses impactos, traduzindo-se em maiores desafios para as empresas distribuidoras de energia elétrica. O VE pode assumir o duplo papel de consumidor e gerador para o sistema elétrico, mudando o relacionamento tradicional empresa-cliente e apresentando um novo conjunto de requisitos a ser atendido pelas distribuidoras.
Objetivo do Seminário
Nesta segunda edição do seminário serão discutidos o cenário de penetração dos veículos elétricos no Brasil, as necessidades de interação com a rede de energia elétrica, os principais condicionantes institucionais dessa interação e sua influência no futuro papel das empresas distribuidoras de energia elétrica.
Outros pontos que se destacam na avaliação da integração dos veículos elétricos com a rede elétrica são:
A interação do veículo elétrico com seu fornecedor de energia é bem mais complexa do que a do veículo convencional com a rede de fornecedores do combustível que o aciona.
Serão necessários reforços em diversos pontos das redes de distribuição, além de milhares de pontos de conexão, junto às residências e outros locais de estacionamento.
Pontos de recarga rápida e/ou troca de baterias também poderão ser previstos e implantados.
Os procedimentos de conexão dos veículos à rede elétrica, de medição e cobrança do fornecimento, bem como a padronização de seus conectores deverão se estabelecidos de modo a permitir que um carro possa ser abastecido em qualquer localidade do país.
Será importante explorar a interação controlada entre as baterias e as redes elétricas. Enquanto o VE estiver ligado à rede, também poderá ceder energia de sua bateria para contribuir para a melhoria do serviço de eletricidade prestado pela concessionária local.
Público alvo
Profissionais das empresas de energia elétrica e de empresas de desenvolvimento e fabricação de veículos elétricos, agentes reguladores dos setores de energia elétrica e de transporte, planejadores urbanos, projetistas e consultores de rede elétrica, investidores e analistas financeiros dos setores de energia elétrica e de transporte.
Local e data
Auditório da ACRJ
Rua da Candelária, 9 – 12º andar
Rio de Janeiro – RJ
18 de novembro de 2010, 8:00h às 18:00h
Inscrição
As inscrições poderão ser feitas no site do evento que será anunciado em breve.
Preço: R$ 650,00 até 31/10/2010
R$ 700,00 após 31/10/2010
Informações
O programa e outras informações importantes estarão disponíveis no site do evento que será anunciado em breve.
Organização
ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico – www.abve.org.br
INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética – www.inee.org.br
Fonte: INEE e ABVE
A ampla difusão da mobilidade individual motorizada a partir do início do século XX até os dias atuais e o desenvolvimento urbano ensejado pela mobilidade e adaptado a ela tornaram não apenas o veículo individual, mas também o de transporte coletivo e de cargas um elemento essencial para o funcionamento das sociedades modernas.
Nas últimas décadas ocorreram, e estão na iminência de ocorrer mudanças importantes, decorrentes de uma nova visão do quadro energético mundial, dos avanços tecnológicos dos sistemas de geração e controle de menor porte e de novas formas de uso de energia pelo consumidor.
O Veículo Elétrico (VE) se destaca como um novo ator, tanto para o setor de transporte quanto para o setor de energia elétrica, que deve ter papel decisivo nas transformações e impactos que acarretará nos próximos anos. Esta tendência tem reflexos mundiais, destacando-se as iniciativas nos Estados Unidos, na Europa, na China e no Japão que apresentam uma aceleração, nos últimos doze meses, da penetração dos diferentes tipos de veículos elétricos: híbridos e plug-in; leves e pesados; transporte individual e transporte de massa.
A disseminação de veículos elétricos dotados de bateria, contando ou não com geração embarcada, denominado veículo elétrico híbrido, se constitui em elemento chave desses impactos, traduzindo-se em maiores desafios para as empresas distribuidoras de energia elétrica. O VE pode assumir o duplo papel de consumidor e gerador para o sistema elétrico, mudando o relacionamento tradicional empresa-cliente e apresentando um novo conjunto de requisitos a ser atendido pelas distribuidoras.
Objetivo do Seminário
Nesta segunda edição do seminário serão discutidos o cenário de penetração dos veículos elétricos no Brasil, as necessidades de interação com a rede de energia elétrica, os principais condicionantes institucionais dessa interação e sua influência no futuro papel das empresas distribuidoras de energia elétrica.
Outros pontos que se destacam na avaliação da integração dos veículos elétricos com a rede elétrica são:
Público alvo
Profissionais das empresas de energia elétrica e de empresas de desenvolvimento e fabricação de veículos elétricos, agentes reguladores dos setores de energia elétrica e de transporte, planejadores urbanos, projetistas e consultores de rede elétrica, investidores e analistas financeiros dos setores de energia elétrica e de transporte.
Local e data
Auditório da ACRJ
Rua da Candelária, 9 – 12º andar
Rio de Janeiro – RJ
18 de novembro de 2010, 8:00h às 18:00h
Inscrição
As inscrições poderão ser feitas no site do evento que será anunciado em breve.
Preço: R$ 650,00 até 31/10/2010
R$ 700,00 após 31/10/2010
Informações
O programa e outras informações importantes estarão disponíveis no site do evento que será anunciado em breve.
Organização
ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico – www.abve.org.br
INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética – www.inee.org.br
Fonte: INEE e ABVE
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