3º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável

A série de Simpósios Brasileiros de Construção Sustentável teve início em 2008 e visa tratar, sob a ótica de especialistas estrangeiros e lideranças intelectuais e empresariais do país, do intercâmbio das perspectivas mundiais e das soluções locais para buscar novas diretrizes para o setor de construção em temas polêmicos que o permeiam, como políticas públicas, auto-regulamentação, conservação e uso de fontes alternativas de recursos, informalidade; adaptação às mudanças climáticas e sustentabilidade de modelos urbanos.
Em sua terceira edição - o SBCS10 - o Simpósio será realizado em 08 e 09 de novembro de 2010, no Amcham Business Center, juntamente com a conferência internacionalSustainable Building 2010 Brazil (SB10Brazil).
SB10Brazil é uma das conferências regionais em construção sustentável organizadas em 2010 como preparação para a SB Mundial, em 2011, a ser realizada em Helsinki, na Finlândia. Trata-se da quinta edição mundial da conferência, que é a maior neste assunto na esfera científica. A organização, em nível mundial, é apoiada pelo CIB (International Council for Research and Innovation in Building and Construction), UNEP (United Nations Environment Programme) e iiSBE (International Initiative for a Sustainable Built Environment). No Brasil, é uma colaboração entre o CBCS e uma coalizão de universidades brasileiras líderes no tema: UNICAMP, UFES e UFSC, tendo como chairs Vanessa Gomes (UNICAMP, iiSBE, CIB), Vahan Agopyan (USP, CIB) e Marcelo Takaoka (CBCS/UNEP SBCI).
SB10Brazil marca o décimo aniversário do CIB 2000 - From theory to practice, uma das primeiras grandes tentativas de estimular e facilitar a aplicação dos conceitos de construção sustentável no Brasil e América Latina. Ao longo desta última década, os esforços enfocaram o nivelamento de conhecimento, o desenvolvimento de uma visão de futuro mais sustentável para o país e a exploração de aspectos de gestão e inovação para construção sustentável.
 
SB10Brazil assumiu o desafio de auxiliar a instrumentar esta mudança. Com a coordenação cientifica de Marina Ilha (UNICAMP), a SB10Brazil convida ao envio de contribuições e estudos de casos para estimular a implementação e a demonstração de avanços em, entre outros temas e sub-temas: 


  1. Projeto e construção avançados;
  2. Habitação e assentamentos de interesse social mais sustentáveis e financeiramente acessíveis;
  3. Reformas e manutenções;
  4. Modelos urbanos e infra-estrutura;
  5. Políticas e legislações;
  6. Processo integrado de entrega de empreendimentos e modelos de contratação atualizados;
  7. Metodologias e ferramentas de avaliação da sustentabilidade;
  8. Gestão sustentável de facilidades;
  9. Modelos de negócios para construção;
  10. Educação e treinamento.
Os organizadores da SB10Brazil encorajam os institutos de pesquisa, universidades e empresas a se reunirem em São Paulo, e se engajarem em colaboração internacional para o intercâmbio de informações, formação de redes de empresas e grupos de pesquisa e desenvolvimento de competências empresariais em sustentabilidade.
Os idiomas oficiais da conferência serão o Português e o Espanhol, porém, devido ao interesse internacional pelo tema, serão aceitos também resumos e artigos em inglês. Versões atualizadas e ampliadas dos melhores trabalhos da SB10Brazil, além de artigos selecionados de convidados nacionais e internacionais, serão publicadas em um número especial da Revista Ambiente Construído, publicada pela ANTAC, em 2011.
Para mais informações acesse o site do evento: www.sbcs.net.br

Nenhum comentário: