Projeto para Nova Luz é inspirado em pontos turísticos de cidades estrangeiras

Prefeitura de São Paulo apresenta primeira fase do projeto de revitalização da região central do município

Mauricio Lima

A prefeitura de São Paulo apresentou, no dia (17/11), a primeira fase de abertura de consulta pública do projeto preliminar de reurbanização da área formada pelas avenidas Ipiranga, São João, Duque de Caxias, rua Mauá e avenida Cásper Libero, no centro da cidade, denominada Nova Luz. A área, também conhecida como Cracolândia, tem 500 mil m².

Divulgação: Projeto Nova Luz
Rua Vitória virará "boulevard" inspirada em La Rambla, em Barcelona
O projeto, desenvolvido pela prefeitura em parceria com o consórcio formado pelas empresas Concremat Engenharia, Cia City, Aecom e Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi apresentado pelo prefeito da cidade, Gilberto Kassab, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem. O consórcio receberá R$ 12,5 milhões pela elaboração do projeto.
Os três principais pontos do programa são: aproveitamento da vitalidade do comércio e das atividades culturais existentes para atrair novos moradores, trabalhadores, estudantes e visitantes; potencialização do investimento público realizado em infraestrutura de transporte e cultura; e indução ao desenvolvimento e investimentos na área por meio de concessão urbanística.
A visão do projeto é de que a região da Nova Luz seja "um bairro sustentável, dinâmico e diversificado, para morar, trabalhar e se divertir. Um local onde as pessoas estarão cercadas por elementos históricos e culturais, entretenimento, espaços abertos convidativos, passeios e parques. Um bairro que oferece oportunidades de estudo e trabalho, é facilmente acessível de toda a cidade e tem mobilidade privilegiada para o pedestre e o ciclista."
A rua Vitória, tem projeto inspirado na Rambla, a principal rua turística de Barcelona, e deve se tornar uma "boulevard" de 13 m de largura, sendo permitido somente o trânsito de pedestres e bicicletas. Na rua dos Gusmões, o projeto é um parque similar ao Bryant Park, em Nova Iorque. E haverá um centro de entretenimento, com cinemas, cafés e lojas, como o Campo Santa Margherita, de Veneza. Haverá também uma revitalização na área entre a avenida Duque de Caxias e a rua Mauá para a criação de um passeio cultural. Ainda, o corredor Rio Branco deverá ter as calçadas aumentadas e receber ciclovias. Outras praças e "boulevards" estão previstas no projeto.
A prefeitura não apresentou os custos do projeto, o número de imóveis que deverão ser desapropriados, projetos de inclusão para as classes mais baixas e para os moradores de rua da região e quando as mudanças deverão ser iniciadas.
O projeto ainda passará por discussões setoriais, com agentes públicos, comerciantes, moradores e demais interessados e audiências públicas para sua finalização. "Os novos equipamentos e os arranjos da área proposta precisam ser discutidos. Na medida em que a evolução do projeto mostrar o que se pretende também para o interior das quadras, nós teremos a segunda fase de divulgação. Esse é um processo contínuo de participação das pessoas. Queremos que a cidade se debruce sobre o que está sendo proposto, para que todos possam contribuir", disse Bucalem.
Clique aqui para visualizar o projeto

Divulgação: Projeto Nova Luz
Setor cultural e de entretenimento

Divulgação: Projeto Nova Luz
Passeio cultural na Rua Mauá

Divulgação: Projeto Nova Luz
Corredor da Avenida Rio Branco

Divulgação: Projeto Nova Luz
Parque Nébias, inspirado no Bryant Park, em Nova Iorque

Divulgação: Projeto Nova Luz
 Separação por setores da Nova Luz após a reformulação                        







Nenhum comentário: