Consumo (in)consciente !

 













Por enquanto, de pouco adianta investir em campanhas sobre sustentabilidade e dizer que a empresa é “verde”. Uma pesquisa realizada pela consultoria Ipsos e pela Cetelem (financeira do grupo francês BNP Paribas) revela que 96% dos brasileiros não praticam o consumo consciente.

A segmentação dos entrevistados de acordo com o comportamento deu-se com a aplicação do Teste de Consumo Consciente (TTC) elaborado pela Akatu. Trata-se de uma bateria de perguntas que avalia 13 comportamentos em situações corriqueiras e práticas tais como: se a pessoa deixa lâmpadas acesas em ambientes vazios, se fecha a torneira enquanto escova os dentes, se utiliza o verso do papel já utilizado, se pede nota fiscal quando faz compras, se separa o lixo etc.

O grupo de indiferentes adota, no máximo, 2 comportamentos enquanto os conscientes adotam de 11 a 13 comportamentos. O fator positivo apontado pelo estudo é que 65% dos entrevistados já se comportam como iniciantes, ou seja, adotam de 3 a 7 comportamentos responsáveis, e 20% são comprometidos, adotando de 8 a 10 comportamentos.

Segundo a pesquisa, as mulheres são mais comprometidas que os homens. A classe C apresenta comportamento parecido com a classe A/B e é onde se concentra a maior parte dos Comprometidos e Conscientes. Já na classe D/E aparecem mais consumidores indiferentes ou iniciantes.

Nenhum comentário: