Movimento inédito busca Conscientização para Sustentabilidade !

Um grande movimento de conscientização em prol da sustentabilidade se inicia no Brasil. O SWU Começa com Você é uma iniciativa que aponta caminhos para que todos juntos ajudem a construir um mundo sustentável, começando com pequenas atitudes.
O objetivo é mobilizar um grande número de pessoas por meio de uma plataforma de comunicação que utilizará diversas mídias e ações em redes sociais. Os organizadores querem mostrar que cada indivíduo pode mudar o seu dia a dia em benefício da sustentabilidade, para isso o SWU terá suporte de uma campanha de massa, com mensagens, informações e dicas de pequenas atitudes cotidianas.
O engajamento de todos será celebrado nos dias 9, 10 e 11 de outubro em um grande festival de música e artes, chamado de SWU Music and Arts Festival, nos moldes de festivais internacionais como o Glastonbury (Reino Unido) e Coachella (EUA). Já estão confirmadas as bandas Linkin Park, Dave Matthews, Pixies e Incubus.
O evento será na Fazenda Maeda, em Itu, a cerca de 70 km de São Paulo. É a primeira vez que o Brasil sedia um festival desse tipo, oferecendo ao público a oportunidade de viver uma experiência de compartilhar música, cultura e informação com milhares de outras pessoas em um ambiente fora das grandes metrópoles.
"Esse é um movimento que se propõe a conscientizar, sensibilizar e engajar. Estamos empregando toda a nossa expertise em comunicação em prol da mais nobre das causas: o nosso planeta", diz Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom e idealizador do projeto. "Como diz o Serginho Groisman, 'além de perguntar que mundo nós queremos deixar para nossas crianças, vale a pena perguntar, também, que crianças ¿ ou seres humanos ¿ nós queremos deixar para o nosso mundo", completa Fischer.
Além de Serginho Groisman, nomeado Embaixador do SWU, o movimento já conta com a adesão de diversos formadores de opinião como os artistas Reinaldo Gianecchini, Marcos Mion, Astrid Fontenelle, Tânia Khalil, Jair de Oliveira, entre outros, que já gravaram depoimentos de rádio em defesa da causa.
Música e Mobilização
O SWU Music and Arts Festival terá 20 atrações musicais por dia, entre bandas e artistas nacionais e internacionais, DJs e revelações. A expectativa é que se reúna um público de mais de 200 mil pessoas durante os três dias. É a primeira vez também que um festival contará com mega estrutura de camping para receber o público durante todo o evento.
Além da música, serão apresentadas exposições e mostras de artes ligadas ao tema sustentabilidade, com curadoria de Eduardo Srur, artista plástico conhecido por intervenções urbanas, como a instalação de garrafas PET gigantes no rio Tietê, em São Paulo.
O festival sedia ainda um Fórum de Sustentabilidade em que pensadores, empresários, acadêmicos e representantes de organizações não-governamentais trocarão ideias com o público a respeito de temas ligados ao desenvolvimento sustentável. A responsável é a americana Kate Dohring, fundadora do Wealth Living and Giving, uma organização filantrópica que reúne uma revista, website e consultoria para fundo de doações.
A iniciativa do movimento é do Grupo Totalcom, de Eduardo Fischer, em parceria com a The Groove Concept, realização da TOD (Total on Demand). O movimento conta ainda com o apoio e expertise da consultoria Visão Sustentável, de José Pascowitch, que atua em projetos de sustentabilidade empresarial do Portal EcoD, o maior provedor de conteúdos sobre sustentabilidade da internet brasileira de iniciativa da sociedade civil e a TurSP a empresa de turismo do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: