Instituto Brasília Ambiental recomenda separação do lixo em casa

 

 

 

 

 

Terminou ontem (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque da Cidade, emBrasília, a 2ª Feira de Tecnologias Limpas e Atitudes Verdes promovida pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), órgão ligado ao governo do Distrito Federal (GDF).

A feira trouxe 32 expositores públicos e privados que mostraram durante três dias técnicas de produção com menor impacto ambiental e ensinaram como as pessoas podem ajudar na preservação. Entre as dicas, o Ibram sugere a separação em casa, antes do descarte, do lixo úmido (orgânico) do lixo seco (papel, latas, vidro, plástico).  

Apesar da orientação do Ibram, o lixo doméstico no DF é misturado na coleta pública. “Antes da ação concreta, deve haver a sensibilização. Quando a coleta seletiva chegar, o hábito vai estar implantado”, diz o gerente de Projetos e Estudos de Educação Ambiental do Ibram, Luiz Antônio Pereira, ao justificar a recomendação. 

Para ele, a separação do lixo em casa evita acidentes com quem trabalha na coleta, diminui os vazamentos dos sacos e facilita a separação para a reciclagem. Segundo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), apenas 8% das 180 toneladas de resíduos produzidos por mês pelos moradores do DF são separados e reciclados. Conforme dados do Ministério das Cidades, Brasília é a cidade que mais produz lixo por habitante.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: