Economia aquecida faz demanda por energia crescer 10% em maio !

ONS vê aceleração na retomada da produção industrial durante o mês

Crédito: Nick Benjaminsz/sxc.hu
A carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), que soma consumo e perdas de energia, registrou uma alta de 10% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O número ficou 1,2% abaixo da marca de abril, mas acumula uma variação positiva de 5,3% nos últimos 12 meses, quando comparado ao mesmo período anterior. O resultado consta do Boletim de Carga Mensal do Operador Nacional do Sistema (ONS), divulgado nesta quarta-feira (2/06).
Segundo a análise do ONS, o a alta do indicativo "representa os efeitos da continuidade do crescimento econômico com a retomada da produção industrial que vem sendo observada desde meados do ano passado". O órgão ainda afirma que a aceleração da economia sofreu uma intensificação no início deste ano "em função da reposição dos estoques dos produtos, reduzidos por conta do aumento das vendas com a redução do IPI".
O relatório do ONS também lembra que a incorporação do sistema isolado Acre-Rondônia ao SIN, com 400MW médios, representa aproximadamente 1% na taxa de crescimento do mês.
Subsistema Sudesde/Centro-Oeste
Os valores preliminares de carga verificados em maio indicam uma alta de 9,8% na demanda da região. Em comparação com abril, houve uma queda de 1,7% e, no acumulado dos últimos 12 meses, uma alta de 5,5%. O desempenho da região é atribuído pelo ONS à trajetória de recuperação econômica iniciada já no final de 2009.
Subsistema Sul
A região apresentou uma variação positiva de 4,5% na carga de energia. Frente a maio, o resultado teve uma baixa de 3,1% mas, no acumulado dos últimos 12 meses, os números registram alta de 4,4%. O Boletim de Carga lembra que o impacto da crise internacional foi menor nesse subsistema, devido à maior participação da agroindústria. "A ocorrência de chuvas intensas acompanhadas de temperaturas abaixo da média histórica ao longo do mês de maio influenciou a comperação com o mês anterior tanto quanto com maio do ano passado", analisa o documento.
Subsistema Nordeste
A carga do subsistema sinalizou uma alta de 17,3% em relação a maio de 2009 e de 1,5% frente a abril. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 7%. O ONS lembra que o mês de maio do ano passado teve o consumo baixo devido a chuvas intensas, que influenciaram a carga de refrigeração, além do baixo desempenho da indústria em função da crise. "A retomada da produção industrial, intensificada no ano de 2010, tem contribuído muito para as altas taxas de crescimento", explica o Boletim de Carga.
Subsistema Norte
Os valores preliminares de carga indicam uma expansão de 10,1% em comparação com maio do ano passado e de 1,4% em relação a abril. Nos últimos 12 meses, a variação positiva foi de 2,6% frente ao mesmo período anterior.
"O desempenho da carga de energia está fortemente relacionado ao incremento de produção dos grandes consumidores eletrointensivos na Rede Básica, que detém uma expressiva participação na carga desse subsistema", aponta o ONS. Esses consumidores livres respondem por 52% da carga da região, sendo 2/3 deles do setor metalúrgico, segmento bastante afetado pela crise e agora em recuperação.

Nenhum comentário: