Seu lixo doméstico = gás para sua casa !

O lixo doméstico pode ser a resposta do futuro, talvez bem próximo, para o fornecimento de gás doméstico no Planeta.
Você joga o seu lixo em um tipo de autoclave e depois ele volta como gás para você cozinhar, tomar banho, aquecer, etc. Esta solução já existe e funciona na Inglaterra.


A Sterecycle, uma empresa inglesa especializada em reciclagem e energia verde, desenvolveu um projeto revolucionário que transforma o lixo em gás e o injeta diretamente na rede de fornecimento das casas.
Como sempre as melhores idéias são as mais simples: o lixo é recolhido de casas e escritórios e o conteúdo é colocado em um sistema de vapor de alta pressão, um tipo de autoclave, que separa o lixo orgânico (alimento,papel,etc.) do inorgânico (metal,plástico,etc). O material orgânico separado é então transformado em um composto fibroso que sofre a ação de agentes digestivos (bactérias por exemplo) e se converte em biometano, primo irmão do gás metano derivado de petróleo que usamos hoje, e o gás volta a ser injetado na rede de gás pronto para uso.


Além do biometano o composto fibroso pode ser usado para fabricar material de construção, fibras longas para produção de papel reciclado e bioetanol. O grande diferencial deste processo de “gaseificação” do lixo em relação aos demais existentes, é que ele utiliza somente material orgânico para a produção do composto, o que não acontece com outros que queimam juntam plásticos e outros materiais inorgânicos.


A tecnologia é pioneira mundialmente e promete ser mais segura, eficiente e barata do que as já existentes, reutilizando 80% do lixo.
A empresa fundada em 2005, construiu a sua primeira auto clave com capital de anjos investidores. Em 2006 recebeu investimento do Goldman Sachs e hoje já conta com operação em funcionamento e duas em construção na Inglaterra: a primeira funcionando em Yorkshire que processa 100 mil toneladas de lixo por ano e a segunda em Cardiff , Wales que vai estar a todo vapor a partir de 2011. A terceira, já em montagem, fica no Sul de Londres e se tudo der certo fica pronta para operar em 2012.
Tomara que o projeto dê cada vez mais certo e seja um sucesso, assim a tecnologia vai ficando menos cara e portanto mais acessível ao uso doméstico. Já imaginou que maravilha saber que o seu lixo tem utilidade e você nem precisa mudar seu hábito,ou seja, pode continuar jogando tudo no famoso saquinho plástico do supermercado que a máquina se encarrega de separar Oba! Quem viver verá!
Fonte: www.oxigenio.etc.br

Nenhum comentário: