Empregos verdes no Brasil !

Levantamento inédito da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que o Brasil tem 2,6 milhões de empregos verdes e que a transição para uma economia com atividades que emitam menos gases que ampliam o efeito estufa deve aumentar a oferta desses postos de trabalho.

Conforme o relatório Empregos Verdes no Brasil: Quantos São, Onde Estão e Como Evoluirão nos Próximos Anos, no fim de 2008 o total de empregos verdes no país foi de 2.653.059 e representava 6,73% do total de postos formais de trabalho. Os cálculos da OIT foram baseados em dados oficiais federais e classifica esses postos de trabalho em: produção e manejo florestal; geração e distribuição de energias renováveis; saneamento, gestão de resíduos e de riscos ambientais; manutenção, reparação e recuperação de produtos e materiais; transportes coletivos alternativos ao rodoviário e aeroviário; e telecomunicações e teleatendimento (confira o quadro).
O crescimento anual da oferta desse tipo de emprego no Brasil tem sido de quase 2%. E a entidade aponta alguns caminhos para ampliar a geração dessa forma de trabalho. Programas federais como o Minha Casa, Minha Vida associado a mudanças em políticas para concessão de créditos e estímulo a tecnologias limpas podem elevar o uso de fontes alternativas para aquecimento de água e geração de energia, demandando mais mão-de-obra. A redução dos impostos para compra da linha branca de eletrodomésticos com eficiência energética ou sem gases que afetam a camada de ozônio, fortalecimento de cadeias produtivas de produtos florestais não-madeireiros, a ampliação da inspeção contra poluição veicular excessiva e a futura aprovação de uma política nacional de resíduos sólidos também contribuirão para mudar a cara do trabalho no país.
"A julgar pelo número de empregos verdes que já podemos identificar nas estatísticas sobre o mercado de trabalho, a transição para uma economia de baixas emissões de carbono no Brasil não parte da estaca zero. Pelo contrário, os 2.653.059 postos de trabalho formal inseridos em atividades econômicas que contribuem para a redução de emissões de carbono ou para a melhoria da qualidade ambiental sinalizam, por si só, que essa transição já começou", conclui o relatório, cuja íntegra pode ser conferida aqui. “A economia brasileira não vai se desestruturar se continuar gerando empregos verdes”, disse em nota da OIT o autor do estudo, Paulo Sérgio Muçouçah.
Fonte: Agroambiente

Nenhum comentário: