A norma de responsabilidade social ISO 26000 é lançada no Brasil


iso.jpg

A primeira norma internacional de responsabilidade social, ISO 26000, foi lançada no Brasil na manhã de quarta-feira, 8 de dezembro. A norma, que foi aprovada em setembro de 2010, teve cerimônia promovida pela Petrobras e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). A partir de 2011, haverá um ciclo de seminários sobre a norma em todas as regiões do país.

A ISO 26000 irá prover diretrizes globais sobre responsabilidade social com base em um consenso internacional entre especialistas de mais de 160 países, dos quais 112 estão em desenvolvimento. A norma levou cinco anos para ficar pronta e envolveu diversos stakeholders (líderes setoriais) entre segmentos industriais, consumidores, governos, ONGs.

O Brasil teve papel fundamental na construção da norma tendo o brasileiro Jorge Cajazeira como líder do Grupo de Trabalho e Responsabilidade Social da ISO. O engenheiro demonstrou-se satisfeito com resultado obtido e disse, na cerimônia de lançamento, ser o “um dia muito importante” na vida dele.

A versão final da ISO 26000 foi lançada em novembro, em Genebra, e foi traduzida para o idioma português pela ABNT com o apoio da delegação brasileira. A norma pretende incentivar a implementação das melhores práticas de responsabilidade social em todo o mundo a partir de exemplos desenvolvidos pelas iniciativas existentes nos setores público e privado.
Ao todo, a norma contempla sete temas:

• Direitos humanos;

• Práticas de trabalho;

• Meio ambiente;

• Governança organizacional;

• Práticas leais de operação;

• Relacionamento com consumidores;

• Envolvimento comunitário;

• Desenvolvimento.

A norma também tem um capítulo específico de orientação sobre como integrar responsabilidade social na organização. A expectativa é de que a norma se torne um novo paradigma de atuação em responsabilidade social para todas as organizações. A ISO 26000 não é certificadora, tendo um caráter voluntário e orientador.

As próximas palestras no Brasil serão no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Manaus e Porto Alegre com datas a serem definidas. O documento da norma será comercializado no Brasil ao valor de R$ 180,60 e distribuída gratuitamente nos seminários.

Com informações da RedeNotícia

Fonte:  www.ecodesenvolvimento.org



Nenhum comentário: