Turismo - Braztoa premia melhores cases de sustentabilidade

Operadoras , Na home, Plínio Nascimento, Magda Nassar e Andrea Leone, da Braztoa, com parceiros. Acima, José Fernandes Franco, proprietário do Hotel Fazenda Campos Sonhos, vencedor da principal categoria de sustentabilidade
Na home, Plínio Nascimento, Magda Nassar e Andrea Leone, da Braztoa, com parceiros. Acima, José Fernandes Franco, proprietário do Hotel Fazenda Campos Sonhos, vencedor da principal categoria de sustentabilidade
Paralela à cerimônia de apresentação do Anuário Braztoa 2015, a entidade promoveu a entrega do 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em parceria com o Senac, o qual valoriza os cases de empresas que trabalham o desenvolvimento turístico em prol do meio ambiente em 2014. 

A premiação se divide em seis categorias: Top Sustentabilidade, Agências de Viagens, Associadas Braztoa, Meios de Hospedagem, Parceiros Institucionais e Parceiros do Trade.

De acordo com a diretora socioambiental da Braztoa, Andrea Leone, “um trabalho sustentável de sucesso se divide em três pilares: sociocultural, ambiental e econômico. Não é só plantar árvore”, disse. 

A representante da gestão educacional do Senac, Jéssica Kobayashi, diz que o papel da instituição “é publicar, organizar e difundir os cases de sucesso”. Ainda segundo ela, o material apresentado em um novo site é disseminado em sala de aula. 

As inscrições para o 4º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade terão início em junho e os vencedores serão conhecidos em novembro.

RELATO DE UM DOS VENCEDORES
O proprietário do Hotel Fazenda Parque dos Sonhos (Socorro-SP), José Fernandes Franco, que venceu a principal categoria, Top Sustentabilidade, diz o sucesso do seu empreendimento se baseia “na agricultura orgânica, reciclagem de resíduos e no plantio de árvores”. 

Ainda segundo ele, que também comanda o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, vencedor do prêmio principal em 2012, “a independência de energia é prioritária, com a utilização da água, do sol, do vento e da biomassa e com a substituição de lâmpadas fluorescentes para, até o momento, 60% de lâmpadas led”.

O Parque dos Sonhos, que tem 600 mil metros quadrados e Campo dos Sonhos, com 200 mil metros quadrados, receberam 60 mil hóspedes em 2014. Para ele, o número de visitantes se deve a um motivo especial. 

“Nós temos um programa de acessibilidade em que pessoas com necessidades especiais podem andar a cavalo, praticar rafting ou tirolesa. Só no ano passado, recebemos quatro mil hóspedes”, disse, complementando que apenas 2,5% dos hotéis do País são acessíveis. 

E, em junho deste ano, Franco irá inaugurar o Hotel Terra das Colinas, em Bueno Brandão (MG), o qual será construído com contêineres. 

“Com esse lançamento, pretendemos vencer o Top Sustentabilidade do ano que vem”, finalizou.

Confira a lista dos vencedoras em suas respectivas categorias abaixo.

Top Sustentabilidade
Hotel Fazenda Parque dos Sonhos

Agências de viagens
1- Vento Sul Turismo (RS)
2- Ativa Rafting e Aventura (BA)
3- Maiobá Turismo

Associadas Braztoa1-CVC
2- Ambiental
3- MGM

Meios de hospedagem
1- Hotel Fazenda Parque Dos Sonhos (SP)
2- Sofitel Guarujá Jequitimar (SP)
3- Mabu Thermas Grand Resort (PR)

Parceiros institucionais
1- Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (AL)
2- Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí
3- Prefeitura de Cairu – Secretaria de Turismo (BA)

Parceiros do Trade 
1- Parque Aventuras (SP)
2- Chã do Jardim (PA)
3- Aoka (SP)

Nenhum comentário: