Marketing Tradicional X Marketing Sustentável

*Por Val Sátiro


Historicamente, os profissionais de marketing têm desenvolvido produtos e serviços que satisfazem as necessidades dos clientes a preços possíveis e divulgam os benefícios de suas marcas de modo memorável. 

As campanhas da mídia paga, caracterizadas por anúncios com slogans que “colavam”, eram a regra.

O marketing e as marcas sustentáveis são mais complexos.

Novas regras estabelecidas pelos consumidores, conscientes, que possuem conhecimento, é a de que não podem ser mais abordadas as estratégias e táticas convencionais de marketing

A sustentabilidade representa mudanças psicológicas e sociológicas profundas – sem falar de assuntos muito importantes, como o feminismo, que forçou os profissionais de marketing a desenvolver produtos mais convenientes, que combinassem com o estilo de vida das mulheres que mostravam uma imagem nova. 

Vender os desafios do nível de consumo sustentável exige processos empresariais, práticas de branding, qualidade de produtos, preços e promoção. 

Há que ter o cuidado de não cair no apelo ou em afirmações falsas, chamadas de greenwashing (ou maquiagem verde).

Marketing Sustentável é aproveitar-se e investir nas ações que podem gerar imagem positiva para a empresa por sua atuação real em favor do meio ambiente e da sociedade.

É um neologismo que resume algumas antigas práticas, de desinformação disseminada por uma organização, ou seja, manipulação de alguma informação de forma a favorecer a imagem da empresa – geralmente com relação ao meio ambiente.

O que falta? EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO e MOTIVAÇÃO para o uso e gerar demanda; é aí que deverão entrar os esforços de marketing, comunicação…

-Nas estratégias de Marketing Sustentável, deve-se incorporar a consciência ambiental, social e cultural, além da econômica, à declaração de missão da empresa, para reforçar a imagem da marca entre os stakeholders.

-Colaboradores se sentem mais orgulhosos em trabalhar para empresas eticamente corretas, aumentando, assim, seu engajamento e, consequentemente, os resultados da empresa.

-Consumidores informados e engajados preferem produtos social e ecologicamente corretos, pois se sentem fazendo a sua parte para a preservação do Meio Ambiente e da Humanidade.

-Esforços corporativos para mapear o desempenho sustentável permitem que as empresas compreendam como afetam o meio ambiente e a sociedade, além de como o ambiente as afetam, minimizando, assim, os riscos do negócio.

Os custos materiais associados a técnicas de produção sustentáveis tendem a diminuir, já que almejam a mais alta qualidade com o menor uso possível de insumo e resíduos.

O Marketing Sustentável está associado aos instrumentos mercadológicos utilizados para se criar um produto ou serviço que seja socioambientalmente correto, sem que afetem a parte financeira, ou seja, que contribua para a sustentabilidade dos ecossistemas do planeta, dos recursos naturais necessários, e não seja focado apenas na lucratividade, tendo como consequência a diminuição de impactos gerais negativos e a promoção de mudanças sociais que afetem os hábitos de consumo no mercado.

*Val Sátiro é diretora geral e empreendedora do Seu Mundo Sustentável.

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