Um tratado sobre resíduos sólidos



resíduos sólidos livro






Uma boa referência para os profissionais que atuam voltados para uma das questões ambientais mais sérias dos nos dias chega ao mercado. 

A ACTA Editora e a Interciência estão lançando o livro  “Tratado sobre Resíduos Sólidos – Gestão, uso e sustentabilidade”, escrito por Regina Mambeli Barros, professora do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (IRN/Unifei). 

Com especial enfoque energético, a obra trata do tema de modo integrado, da legislação aos avanços científicos, analisando todas as etapas de gestão dos resíduos sólidos, como coleta, reciclagem e a sua disposição final.

O livro visa a apresentar ao leitor, estudantes de graduação ou pós-graduação em engenharia e profissionais atuantes na área civil e ambiental, os conceitos sobre a gestão dos resíduos sólidos, com especial enfoque energético, desde a sua composição e origem, acondicionamento e coleta (normal ou seletiva), processamento, tratamento e disposição final, assim como uma base jurídica e normativa no contexto brasileiro, incluindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Desse modo, os resíduos sólidos são abordados em toda a sua diversidade, abarcando os oriundos de serviços de saúde, industriais, urbanos, agropecuários, entre outros. 

A obra contém uma abordagem realística acerca do processamento dos resíduos sólidos, sobre a energia envolvida, com suas vantagens e limitações, apresentando exemplos de estudos científicos que objetivam superar tais entraves. Igualmente, a energia envolvida nos processos de tratamento como o térmico e tratamento/disposição final são discutidos.

A obra apresenta métodos com exemplos ilustrativos de projeto de aterro sanitário com as normas correlatas e com vistas ao aproveitamento energético do biogás de aterro sanitário, no âmbito do Mecanismo do Desenvolvimento Limpo (MDL). 

Para tanto, são abordados os fundamentos da digestão anaeróbia, critérios de projetos, normas e legislação, como também, as análises de viabilidade financeira desses projetos.

O livro também reúne exemplos de ferramentas de cálculo de gases de efeito estufa (GEE), para análise de cenários de gestão dos resíduos sólidos e benefícios associados, assim como de previsão de geração de biogás de aterro sanitário, para fins de projeto no âmbito do MDL.

Um dos objetivos principais do livro é contribuir para a formação de profissionais capacitados a lidar, com a gestão de resíduos sólidos de modo realístico, e aptos a avaliar os projetos nas diversas etapas da gestão sustentável e integrada dos resíduos sólidos, com as inerentes tecnologias, avanços científicos, sob a égide da indissociável questão energética, e amparada pela legislação e normas concernentes no âmbito brasileiro.

Regina Mambeli Barros é professora adjunta IV do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (IRN/Unifei), doutora e mestre em Engenharia Civil – Hidráulica e Saneamento, pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). 
É graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté.

Serviço:

Tratado sobre Resíduos Sólidos – Gestão, uso e sustentabilidade
Editoras: ACTA e Interciência
Medidas: 18×25 cm
Páginas: 374
Vendas: www.actaeditora.com

Nenhum comentário: