BIOPLANET, selo de sustentabilidade da Copa de 2014 terá lançamento no Rio de Janeiro




Nessa segunda-feira (25/02) na Cidade do Rio de Janeiro haverá o lançamento nacional da iniciativa de sustentabilidade e promoção do Brasil para a Copa do Mundo Fifa de 2014 BIOPLANET. 

O Projeto consiste na constituição de Arranjos Produtivos Locais (APL) para a produção e uso de 25 milhões de litros de BIODIESEL exclusivamente a partir de óleos e gorduras residuais através da inclusão produtiva de 10 mil catadores de materiais recicláveis, a mobilização de 03 (três) milhões de estudantes em 40 Arranjos Produtivos Locais (APL) nas cidades sedes e centros de treinamento da Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil. 

O Projeto foi homologado pelo GECOPA em julho de 2012 na Chamada Pública para Seleção e Chancela de projetos de promoção do Brasil pela realização da Copa do Mundo Fifa 2014. 



O projeto Bioplanet prevê a produção de 25 milhões de litros de biodiesel até a Copa do Mundo de 2014 e poderá ser o combustível oficial do evento. O lançamento nacional do BIOPLANET acontecerá na segunda-feira (25/02), às 10h, no Polo Industrial de Sustentabilidade do Rio de Janeiro com a inauguração do arranjo produtivo local. 

Contará com a presença de autoridades como Luís Fernandes, Secretario Executivo do Ministério do Esporte e coordenador da Copa, Ministro da Pesca, Marcelo Crivella, Ministro do Trabalho, Brizola Neto, entre outros.

O Bioplanet integra o Plano de promoção do Brasil para a Copa do Mundo FIFA de 2014 e incide na constituição de 40 Arranjos Produtivos Locais (APL) nas cidades sedes e centros de treinamento da Copa para a produção, promoção e uso de biodiesel a partir de óleos e gorduras residuais (OGR) – óleo de cozinha usado. 

"O Bioplanet vai mobilizar 03 milhões de estudantes nacionalmente, prevê a inclusão produtiva de 10 mil catadores de materiais recicláveis e é uma marca de sustentabilidade para Copa do Mundo", explica Vinícius Puhl, um dos coordenadores do projeto. 



Márcia Werle, presidente do Conselho da Biotechnos, organização proponente do Bioplanet destaca o legado ao país com a execução do Projeto. "O Bioplanet é um conceito de sustentabilidade, economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo. 

Um dos principais elementos de seu desenvolvimento é a educação ambiental e a capacidade de mobilizar o Brasil, sob a plataforma da Copa do Mundo, deixando o legado ambiental”, contou a idealizadora do projeto. 

A idealizadora recorda de ter acompanhado a visita de uma menina de 12 anos, que não sabia o que era sustentabilidade, e a curiosidade da garota mostrou a importância da disseminação desse conhecimento. “A partir disso tivemos a noção clara sobre o assunto e então nasceu o BIOPLANET. O conceito de sustentabilidade para essa cadeia dentro do conceito de reciclagem de óleos e gorduras e como implementar isso numa região”, concluiu.

BIOPLANET é uma marca que está registrada hoje e é um conceito de sustentabilidade. A proposta do projeto é usar a plataforma da Copa para replicar a notícia e divulgar esse conceito. Uma das idéias e principais objetivos é que em 2014 este biocombustível seja usado nos carros que transportarão as delegações durante a Copa. 

Este projeto está chancelado e integra a programação oficial do Governo Federal de promoção do Brasil para a Copa de 2014 - com edital público. São 96 projetos selecionados, desses, o Bioplanet é o único do gênero. O Rio de Janeiro será a primeira cidade sede a executar o Projeto e até abril de 2013 haverá o lançamento nas demais cidades sedes da Copa das Confederações.


Para Edson Freitas, Presidente da Abrepet – Associação Brasileira da Cadeia de Sustentabilidade Ambiental do Pet, uma das organizações parceiras na reciclagem das garrafas PET do projeto, a educação ambiental é fundamental.

“Eu era um catador, comecei a trabalhar com reciclagem há 15 anos e, a Eccovida - organização não governamental parceira na execução do Bioplanet no Rio de Janeiro - veio me ajudar no trabalho de conscientização ambiental e tudo cresceu. Hoje, retiramos cerca de 50 milhões de PET das comunidades. Eu adotei a Eccovida e quero integrar ainda mais esse trabalho”, assume Edson Freitas.

“Se você fizer a seguinte relação: 1 litro de óleo contamina até 25 mil litros de água e se você recolhe mil litros, olha o beneficio ambiental que se gera só na questão da preservação da água. Agora na questão do Biodiesel, se você misturar 20% do biodiesel ao óleo diesel do veículo, você terá uma redução de 60% na emissão dos gases poluentes. Em termos de ganho ambiental, esse projeto tem números grandiosos”, revela Edson. 

Pontos de coleta – Existem os eccopontos. Neles são recolhidos materiais recicláveis, entre os quais os óleos e gorduras residuais. As comunidades ou cooperativas poderão vender a idéia e ter um ganho. 

No Rio de Janeiro o projeto prevê a mobilização de 350 mil estudantes e muitas escolas já têm pontos de coleta. Hoje se somam dezenas de eccopontos e o beneficio vai para própria escola - calculando uma pontuação. Começou a funcionar há duas semanas. 

No Rio são 4 lugares: Rocha Miranda, Complexo do Alemão, Juramento e Iauma. Municípios: Maringá, Saquarema, Araruama, Iguaba, Macaé e São Gonçalo. 

Estudo - Um estudo da Casa Civil identificou que no Brasil são descartados indevidamente 1 bilhão 490 milhões de litros óleo de cozinha usado que vão para o ralo da pia por 50 milhões de residências e pequenos estabelecimentos do ramo da alimentação.



Uma iniciativa desenvolvida: 
pela Biotechnos Projeto Autossustentáveis, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), pelo Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, entre outras organizações, estando integrada aos esforços do Brasil na realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Serviço:


Data: Segunda-feira (25/02)
Local: Polo Industrial de Sustentabilidade, Estrada João Paulo, 1005 Honório Gurgel - Zona Norte- RJ 
(Referência: Avenida Brasil saída 22)
Horário: 10h 

Mais informações: (21) 8032-5502

Assessoria de Imprensa: 
Dayanne Fogaça: (21) 8133-0100

Nenhum comentário: