Antes dos 13, empreendedores já lucram com sustentabilidade

Conheça a história de dois jovens que fundaram as suas empresas e já doam parte de seu faturamento a instituições de caridade
Size_80_camila-lam
, de  
Papel com várias idéias rascunhadas

São Paulo – Empreendedorismo e filantropia são assuntos que podem ser introduzidos desde cedo na rotina de uma criança. Há várias histórias de crianças que são empreendedoras, mas o que desperta a atenção são jovens que lucram e doam parte do faturamento para fazer caridade.
Maya Shea Peen, de apenas 12 anos, é fundadora e CEO da Maya’s Ideas. Fundada em 2008 nos Estados Unidos, a pequena empresa comercializa acessórios de moda e roupas eco-friendly. Algodão orgânico e materiais vintage recicláveis são as matérias-primas que ela utiliza para produzir chapéus, roupas e joias para vender.
Além de empreender, Maya se autodenomina uma filantropa, designer, artista, animadora e ilustradora e escritora. De acordo com a página oficial de sua loja, de 10% a 20% de seu lucro é destinado para instituições de caridades como o Atlanta Community Food Bank. Segundo a revista Entrepreneur, é estimado que a startup de Maya fature 55 mil dólares este ano.
A empreendedora mirim tem uma organização sem fins lucrativos chamada Maya’s ideas 4 the Planet que tem como objetivo ajudar a comunidade, difundir a conscientização ambiental e incentivar meninas a seguirem seus sonhos em áreas não tradicionais. Os pais são a razão para que ela se interessasse por causas ambientais e ajudar o próximo.
Assim como Maya, Vanis Buckholz teve apoio dos pais quando decidiu empreender. Aos 10 anos, ele é CEO da My ReCycler, uma empresa que recicla materiais como garrafas de vidro, latas, plásticos, entre outros, sediada na cidade Corona del Mar, na Califórnia, Estados Unidos. Tudo começou quando, aos 7 anos, o menino aprendeu sobre reciclagem na escola durante a comemoração do Dia da Terra.
Há três anos, ele começou a coletar produtos recicláveis de vizinhos e amigos, mas ficou surpreso com o volume de materiais que são jogados fora inadequadamente. De acordo com a rede de televisão e rádio canadense CBC, 25% do lucro da empresa é doado para o Project Hope Alliance, uma ONG que ajuda crianças de rua e suas famílias em Orange County, na Califórnia.
Abaixo, veja a palestra de Maya no TEDx Youth:
Fonte: Exame.Abril

Nenhum comentário: