Gestão Ambiental/UFGD apresenta projetos para cidades sustentáveis


Na manhã de quarta-feira, dia 20 de fevereiro, docentes e estudantes do curso de Gestão Ambiental realizaram um seminário apresentando oito projetos que estão sendo desenvolvidos na disciplina de Projetos Integrados.

Através desta disciplina, os estudantes identificam, analisam e propõem soluções para problemas ambientais em municípios do Sul de Mato Grosso do Sul. Alguns desses projetos podem ser aplicados no município de Dourados, como por exemplo, as pesquisas sobre os corredores de biodiversidade.
Nas cidades e áreas utilizadas para exploração agropecuária há áreas que, por lei, devem ser destinadas à preservação ambiental. Porém, muitas vezes, essas áreas são insuficientes para algumas espécies animais. 
O risco que se corre é que, no trânsito entre uma área de preservação e outra, os animais sejam mortos por acidente ou por caçadores.
Uma solução apontada pelos estudantes e professores do curso de Gestão Ambiental são os corredores de biodiversidades, que são faixas de vegetação ligando essas áreas de mata preservada. 
Nessas faixas, os animais têm livre trânsito e isso é muito importante para que esses animais se reproduzam e mantenham uma troca genética. Os corredores são uma estratégia para conservar a biodiversidade mesmo em áreas já ocupadas pela população.
Durante o seminário foi apresentada uma proposta inicial de criação de corredores na área urbana de Dourados. De acordo com o levantamento apresentado, a administração pública poderia propor corredores de biodiversidade com a desocupação de pouquíssimas áreas, mas com um impacto ambiental muito grande.
Outros projetos
Ainda no tema das cidades sustentáveis, o seminário apresentou a urgência de se pensar em um crescimento capilarizado nas cidades, privilegiando a criação dos aparelhos públicos, o comércio e a criação de empregos nos bairros. Dessa forma, o centro da cidade têm menor fluxo de automóveis e pessoas, o que possibilita melhor tráfego e ainda a execução de projetos de maior arborização nessa área.
Outro projeto desenvolvido através da disciplina de Projetos Integrados é sobre a gestão de recursos hídricos na região Sul de MS, o que levou os alunos a uma participação efetiva em projetos e ações de preservação de fontes e rios das bacias de Ivinhema (na região de Dourados) e na bacia do Apa (na região de fronteira próximo a Ponta Porã). 
Os estudantes envolvidos nesses projetos também participam de atividades de sensibilização e informação para comunidades ribeirinhas, assim como de atividades de caráter político e que tenham  impacto na gestão dos rios da região. 
Na disciplina de Projetos Integrados também estão sendo desenvolvidas pesquisas sobre agroecologia, unidades de conservação, expansão da cultura da cana-de-açúcar, relações inter-fronteiriças e Questões Urbanas. 
Todos os projetos envolvem a área de Educação Ambiental, que é mais uma área de atuação para os profissionais de Gestão Ambiental.

Nenhum comentário: