Medidas pretendem elevar produtos brasileiros a padrões internacionais de sustentabilidade


Comentário Akatu: Proposta pelo setor calçadista, a certificação tem por objetivo identificar práticas mais sustentáveis dentro dos pilares ambiental, econômico, social e cultural. 

Para o Akatu iniciativas como esta devem ganhar corpo dada a tendência crescente do mercado valorizar a economia mais sustentável e dos consumidores priorizarem a contribuição socioambiental das empresas em suas escolhas de consumo. Os selos facilitam a escolha consciente pelo consumidor. 

Práticas como estas indicam ao consumidor final produtos com reflexos positivos, ou ao menos não tão negativos, nos meios social e ambiental. E, identificadas com selos, essas ações facilitam uma escolha mais consciente do consumidor no momento da compra.

O Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) da Escola Politécnica (Poli) da USP, em parceria com a Associação das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), acaba de lançar oficialmente o Programa Origem Sustentável

Trata-se de uma certificação voltada para o mercado calçadista brasileiro que segue a escala Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante e atestará o nível de incorporação da sustentabilidade pelas empresas brasileiras em seus processos de produção.

Este programa começou a ser desenvolvido em 2010 e contou com a participação de pesquisadores do MIT L_Lab (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que estiveram no Brasil em janeiro de 2011 e de 2012.

O lançamento oficial do programa aconteceu no dia 15 de janeiro, na Couromoda, e, no dia 16 de janeiro, no Inspiramais, quando as primeiras empresas dos setores de calçados e de seus componentes receberam a certificação por estarem alinhadas aos quatro pilares estabelecidos: ambiental, econômico, social e cultural.

Nos dois dias de lançamento, a Abicalçados, a Assintecal e o LASSU apresentaram o projeto e as empresas que foram certificadas até o momento: as fabricantes de calçados Bibi, Piccadilly e Dian Patris; e as fabricantes de componentes: JotaClass, JR Dublagem, Killing, FCC, Prisma, Endutex, Dublauto Gaúcha, Cipatex e MK Química.

Benefícios
Com este programa, a Abicalçados e a Assintecal pretendem que fabricantes de calçados e de componentes tenham um maior engajamento em questões de sustentabilidade, o que resultará na ampliação das oportunidades no mercado de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos mais sustentáveis. 

Outro benefício do selo é a garantia de alinhamento da indústria brasileira de componentes e de calçados com iniciativas internacionais de sustentabilidade como SAC (Sustainable Apparel Coalition), Biocalce, DOW Jones Sustainability Index e ISE-Bovespa, entre outras.

Segundo a diretora do LASSU, a professora Tereza Cristina Carvalho, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli, “o Programa Origem Sustentável está voltado para tornar a cadeia produtiva do setor calçadista sustentável, além de ser pioneiro em relação a iniciativas mundiais semelhantes por incorporar o pilar cultural, que visa promover a cultura brasileira associada ao nosso sapato e agregar um diferencial competitivo”.

O Programa Origem Sustentável é patrocinado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem como parceiros o Instituto By Brasil, USP e MIT. 

As auditorias para definir em que selo a empresa se enquadra – Prata, Ouro ou Diamante – ficarão sob a responsabilidade da SGS (System & Service Certification) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Para os níveis Branco e Bronze, é necessário somente a adesão ao programa (Branco) ou preencher um questionário de autoavaliação (Bronze), servindo portanto para indicar um compromisso com a o programa e não um certo nível de desempenho em termos de indicadores de sustentabilidade.

Mercado internacional
“Estamos buscando o compromisso das empresas em gerenciar e melhorar seus resultados em um processo global. O conceito de calçado sustentável, com certeza, abrirá mais o mercado internacional e dará mais competitividade. A Europa, por exemplo, não aceita mais o ingresso de determinados produtos”, citou o presidente da Assintecal, Marcelo Nicolau.

As cerimônias de lançamento do Programa aconteceram junto ao estande da Abicalçados na Couromoda e no Espaço Origem Sustentável, patrocinado pelo Sebrae e que integra as atividades do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de componentes, em São Paulo. 

Para reforçar o programa de sustentabilidade, durante o Inspiramais também foram realizadas palestras e apresentados quatro cases de inovação e sustentabilidade, de acordo com os critérios e indicadores do Programa Origem Sustentável.

Leia aqui a notícia original.

Nenhum comentário: