Fábrica de plástico biodegradável feito de milho será instalada em Pato Branco

O Paraná vai ter a primeira indústria de produção de resina de plástico derivada do milho na América do Sul. 

O empreendimento, uma parceria da francesa Limagrain com o grupo paranaense Sementes Guerra, será construído em Pato Branco, Sudoeste do Estado.



O anúncio foi feito nesta quinta-feira (08/03) pelo governador Beto Richa e dirigentes das empresas, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. "Estamos vivendo um novo ciclo de industrialização porque o Governo do Paraná trabalha lado a lado com o setor produtivo”, disse o governador. Ele lembrou que o Estado já garantiu R$ 9 bilhões em investimentos e que outros R$ 15 bilhões estão em negociação.

Richa lembrou que as negociações com a Limagrain começaram na França, no ano passado, durante viagem de uma comitiva do Estado, que visitou vários países europeus para prospectar novos investimentos para o Paraná, entre eles a ampliação da fábrica da Renault. Ele disse que o projeto tem total apoio do Governo, pois trará desenvolvimento econômico e social para toda a região Sudoeste.

O governador afirmou que o investimento é mais uma prova do acerto da política do governo para reinserir o Paraná na rota dos investidores e criar um bom ambiente para negócios no Estado. O empreendimento foi enquadrado no programa Paraná Competitivo. A empresa preferiu não divulgar o volume de recursos que será investido e a capacidade de produção da fábrica.

BIODEGRADÁVEL - A resina feita de milho é matéria-prima para a produção de materiais plásticos biodegradáveis como sacolas que tem se decompõe na natureza em 180 dias.

O diretor mundial da Biolice - unidade da Limagrain de produção de plásticos biodegradáveis -, David Person, afirmou que a preocupação do Governo do Paraná com questões ambientais foi um dos fatores que pesaram na escolha da localização da indústria. “Outro motivo é a forte produção agrícola do Paraná e o ambiente que existe para agregar valor à produção de grãos e sementes".

Para diretor executivo do grupo Guerra e da Limagrain Brasil, Ricardo Guerra, o investimento é resultado do empenho direto do governador. Em agosto passado, Richa visitou a diretoria da Limagrain na cidade de Clermont-Ferrand, localizada a 450 quilômetros ao sul de Paris, e reforçou o interesse do Estado do Paraná de receber o empreendimento.

"A visita que o governador fez a França em agosto ano passado foi primordial, assim como o trabalho de todos os secretários de Estado para que pudéssemos construir as condições necessárias para o lançamento desse investimento que vai revolucionar o agronegócio brasileiro", disse.

O presidente do grupo Guerra e da Limagrain Brasil, Luiz Fernando Guerra, explicou que as obras da unidade já foram iniciadas. "É um projeto de curto prazo, estamos com obras de terraplanagem na área e a previsão é que inicie a produção no segundo semestre de 2013", disse.

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul Ricardo Barros disse que instalação da indústria de plástico biodegradável deve atrair novos empreendimentos para o Sudoeste. "É um importante investimento que agrega valor com alta tecnologia a nossa produção agrícola".

O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, explicou que a proposta foi construída depois de amplos debates e aliou os interesses do Estado e da empresa. "Uma negociação de sucesso que traz ao Paraná uma indústria de tecnologia inovadora".

SEGUNDA ETAPA - Os dirigentes da Limagrain/Guerra adiantaram que devem anunciar em breve mais um investimento no Paraná. A instalação de uma indústria de alimentos (pães e bolos industrializados) em Guarapuava.

Também participaram do evento o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, o deputado federal Fernando Francischini, o deputado estadual Bernardo Carli, o ex-ministro Alceni Guerra e lideranças da região Sudoeste.

Nenhum comentário: