"Temos que focar nas pessoas", diz especialista sobre a Rio+20


BALANÇO Em junho, o Brasil sediará a Rio+20, conferência da ONU que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. 
 
O evento será realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco92. A Rio+20 reunirá os líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos feitos no planeta, sem deixar de progredir.
 
 

CONSCIENTIZAÇÂO Em entrevista ao NN, o fundador e presidente do Grupo SustentaX, que desenvolve, de forma integrada, o conceito de sustentabilidade empresarial, Newton Figueiredo, afirma que o evento é um importante acontecimento para que seja possível encontrar os caminhos para um desenvolvimento sustentável da humanidade. 
 
Esse conceito se traduz em um mundo menos desigual, menos poluído e com mais qualidade de vida para todos. Sobre o que mudou desde a Rio92 até hoje, Newton diz que houve uma maior conscientização sobre os impactos que a humanidade vem causando a si mesmo.

CONFORTO De acordo com o presidente do Grupo, as nações ricas são as que mais produzem impactos negativos, mas elas não querem sair de uma posição de conforto. 
 
“O que se sabe é que o mundo estará mais poluído nas próximas duas décadas, pois não é possível nesse período interromper o modus operandi da economia mundial baseada em combustíveis fósseis”, afirma. 
 
Segundo Newton, os fracassos das COPs só reforçam o desinteresse dos países ricos em reduzir emissões, assim o foco deve ser os nossos grandes problemas nacionais. Importar modelos externos não nos ajudarão em nada a melhorar a qualidade de vida de nosso povo. 
 
“O que a Rio + 20 pode ajudar é na discussão de como reduziremos a poluição e daremos alimentação, moradia, saúde, mobilidade e saneamento a 9 bilhoes de pessoas em 3 décadas”, alerta.

COMISSÃO Sobre o que os ambientalistas esperam com a Rio+20, Newton diz que o assunto ultrapassa os próprios limites. Para ele, trata-se de encontrar caminhos para o desenvolvimento sustentável da humanidade. 
 
“Temos que focar nas pessoas”, adverte. Nesta quinta-feira (09), em Brasília, os ministros do governo Dilma Rousseff, liderados por Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) se reuniram para discutir no Itamaraty o "zero draft", esboço do documento final da conferência Rio+20. 
 
A próxima reunião da Comissão Nacional para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) ocorre em 8 de março. A conferência Rio+20 ocorre de 13 a 22 de junho deste ano.

Nenhum comentário: