Como avaliar se um hotel é sustentável


                               Possíveis categorias perante a Sustentabilidade

O que avaliar

Quais ações um empreendimento deve ter para ser sustentável? Abaixo uma lista de algumas ações que podemos observar se são ou não adotadas. 

Mas lembre-se, nem todas as ações possíveis estão aqui descritas e nem todos os estabelecimentos necessitam aplicar todas as atividades listadas para serem sustentáveis, isso depende de sua localização, estrutura e outros.

Pedimos, se possível, que você imprima essa lista (que tal usar o verso de uma folha usada?) e leve em sua viagem e na volta nos conte em que hotel ficou e quais requisitos ele atendeu. 

Assim você estará incentivando que os empreendimentos realizem ações sócio-ambientais e estará ajudando aqueles que já praticam essas ações.  



O relatório The Sins of Greenwashing, realizado pela consultoria TerraChoice Environmental Inc., listou os sete pecados do greenwashing. Segundo o estudo de 2010, em um ano o número de produtos que se dizem verdes subiu 73%. Veja como reconhecer um pecador:

1. Pecado do Custo Ambiental Camuflado
Rótulo destaca uma qualidade “verde” do produto e esconde outras características que podem representar uma perda ambiental maior. Ou seja, ao pesar na balança, o malefício não-anunciado é maior que o benefício anunciado.
Pergunte-se: o apelo ecológico está se referindo a apenas uma questão ambiental restrita?

2. Pecado da Falta de Prova
Faltam dados que provem que o produto é correto ambientalmente e as informações não são acessíveis (nem no local de compra, nem na internet). Por exemplo: eletrodomésticos que dizem ser eficientes, porém não têm certificação confiável. Se um produto diz que é uma coisa, deve comprovar.
Pergunte-se: o apelo fornece mais informações sobre sua proveniência?


3. Pecado da Incerteza
Quando o consumidor não entende a informação passada e confunde significados. Alguns exemplos estão nas expressões “natural” (arsênio, urânio e mercúrio são naturais, mas venenosos) e “amigo do meio ambiente ou ecologicamente correto” (pedem uma explicação complementar – afinal, ecologicamente correto, por si só, não quer dizer muita coisa). Segundo a pesquisa, é o pecado mais comum entre os produtos brasileiros – representa 46% de todos cometidos por aqui.
Pergunte-se: o apelo ambiental é autoexplicativo? Se não, apresenta alguma explicação sobre seu significado?

4. Pecado do Culto a Falsos Rótulos
O produto transmite a impressão errada quando parece que tem um selo confiável e não tem – tipo desenhos de uma arvorezinha ou de um planeta fofo que estão ali só para “encher linguiça” e podem confundir o consumidor.
Pergunte-se: o certificado apresentado pelo produto é realmente endossado por terceiros?

5. Pecado da Irrelevância
Quando é dado destaque para informações que não são importantes ou úteis na busca do consumidor. Ou seja, o rótulo distrai e pode fazer com que a pessoa deixe de procurar opções melhores. Um exemplo citado no estudo é quando uma embalagem traz a mensagem “não contém CFC” como se fosse um diferencial (a substância foi banida por lei há anos).
Pergunte-se: poderiam todos os produtos desta categoria apresentar o mesmo apelo?

6. Pecado do “Menos Pior”

O benefício ambiental do produto pode até ser verdadeiro, mas esconde o impacto da sua indústria como um todo. Por exemplo, pesticidas que se apresentam como ecologicamente corretos. No Brasil, a pesquisa não encontrou produtos que comentem este pecado – e no resto do mundo a incidência também foi pequena.
Pergunte-se: o apelo tenta fazer o consumidor se sentir mais “verde” em relação à categoria de um produto que tem seu benefício ambiental questionado?

7. Pecado da Mentira
Como o nome diz, a informação passada é falsa. O segmento de cosméticos e higiene pessoal foi o que mais apresentou apelos mentirosos no estudo. Brasil e Canadá foram os mais pecadores nesse quesito.
Pergunte-se: quando checo o apelo feito, ele é verdadeiro?

Certificações existentes

Possuir uma certificação não significa ser sustentável e sim que o empreendimento possui ou esta desenvolvendo algumas atividades que fazem parte do rol de atividades da sustentabilidade. 

Além disso existem no mercado muitas “certificações” ou “selos verdes” que não passam de formas fáceis de ganhar dinheiro das empresas e dos consumidores, por isso fique esperto e sempre questione sobre os critérios adotados por aquela certificação.

Abaixo algumas certificações existentes:

Nacionais.


- Classificação hoteleira.

- Código de conduta ambiental roteiro do charme.

- Selo Verde Guia 4 Rodas

- ISO 14001, certificação ambiental.

- ISO 9000, gestão da qualidade.

- NBR 15401, Meios de Hospedagem, Sistema de Gestão da sustentabilidade, 2006.
- Programa Bem Receber.

- Programa Bem Receber Copa.

Internacionais.

- Biosphere Hotel, certificação reconhecida pela UNESCO para o turismo responsável.

- Blue Flag, certificado direcionado a sustentabilidade em praias.

- Earthcheck, certificação internacional para o setor de turismo.

- Green Globe, certificação da administração e operação de empreendimentos do setor turístico .

- Green Seal, certificação para produtos.

- GRI, Global Reporting Iniciative, relatório de sustentabilidade.

- GSTC, The Global Sustainable Tourism Criteria, 2008.

- LEED, Leadership in Energy and Environmental Design.

- Rainforest Alliance, certificação para produtores e produtos.

- Sustainable Travel International, certificação para o setor de turismo.

- The Green Key, certificação para o setor de turismo.

Fonte: Thiago Cagna, Portal EcoHospedagem

www.ecohospedagem.com

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