CDES participa de conferência para Rio+20 em Bruxelas

A convite do presidente do Comitê Econômico e Social europeu (CESE), Staffan Nilsson, representantes do CDES vão integrar o grupo de lideranças sociais que vai debater desenvolvimento sustentável nos dias sete e oito de fevereiro, na Bélgica, na conferência:
 
“Go Sustainable, be responsible – European Civil Society on the Road to Rio+20”. 
 
 
A experiência de diálogo social e articulação do CDES para o desenvolvimento sustentável será apresentada pelo conselheiro Paulo Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria a Construção (CBIC), que está no evento representando o Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e Secretário-Executivo do CDES, Moreira Franco. 
 
A comitiva brasileira também conta com a participação do subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da SAE Antonio Sergio Lima Braga; e a secretária interina da Secretaria do CDES Ângela Gomes.
 
Assessoria da Sedes
 
Ao longo dos últimos meses, o CDES vem promovendo intensa articulação com diversas organizações da sociedade civil não só para debater o desenvolvimento sustentável mas para apontar a relevância do momento para articular um esforço mundial em prol da sustentabilidade. 
 
Em vista disso, o Conselho foi convidado para apresentar sua experiência de diálogo social e o Acordo para o Desenvolvimento Sustentável no evento promovido pelo CESE. 
 
Na sessão de encerramento do evento, no dia oito de fevereiro, o conselheiro Paulo Simão vai falar sobre esse Acordo, uma contribuição conjunta de mais de 70 instituições para o debate e para posição brasileira encaminhada à ONU para Conferência Rio+20. 
 
O conselheiro está no evento representando o Ministro Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos e Secretário-Executivo do CDES. A participação brasileira tem por objetivo aprofundar as convergências entre os conselhos brasileiro e europeu para valorizar a Conferência Rio+20 e contribuir para mobilização da sociedade civil internacional.
 
European Society on the Road to Rio+20
 
Para o Comitê Econômico e Social Europeu, a conferência Rio +20 deve enviar um sinal claro para a comunidade mundial rumo ao desenvolvimento sustentável global que ajude a eliminar a pobreza e a injustiça social, ao mesmo tempo em que preserve os recursos naturais para as gerações futuras. 
 
Nesse sentido, está sendo realizado o evento “Go Sustainable, be responsible – European Civil Society on the Road to Rio+20”, não só para dar voz as posições europeias da sociedade civil para Rio+20, mas para contribuir para o sucesso da Conferência.
 
Ao longo da conferência, os temas contribuição europeia para sustentabilidade e desenvolvimento sustentável em países não europeus serão aprofundados em quatro oficinas: 
 
alimentos, água e energia para todos; 
 
consumo e produção sustentáveis; 
 
transição justa para uma economia verde - a dimensão social; 
 
e engajamento da sociedade civil na transição para uma economia verde. 
 
O evento vai reunir aproximadamente 200 participantes, entre tomadores de decisão, integrantes da União Europeia, funcionários públicos e representantes de organizações não governamentais.
 
Histórico
 
No âmbito das atividades de cooperação internacional do Conselho, a parceria entre o CESE e o CDES ocorre desde 2003, com a realização periódica de encontros, cujas conclusões são apresentadas às Cúpulas de Chefes de Estado e Governo. 
 
A última Mesa-Redonda da Sociedade Civil Brasil – União Europeia, realizada em novembro de 2011, em Portugal, enfocou a temática do Desenvolvimento Sustentável, ao encontro da definição, pelo  Governo brasileiro, da Conferência Rio+20 como ação estratégica.
 

Nenhum comentário: