Nos passos da sustentabilidade

Marca lança programa de reciclagem de calçados esportivos

 
Todos os anos são consumidos 800 milhões de pares de sapatos no Brasil. Desse número, 120 milhões correspondem a calçados esportivos. Imagine quantos deles, já sem condições de uso, são descartados de forma inadequada na natureza. 
 
Com o objetivo de mudar essa situação, um programa voluntário inédito no país visa o reaproveitamento desses calçados, já de olho nos grandes eventos do esporte que vêm por aí. Saiba como participar e fazer a sua parte!

Sabe aquele tênis velhinho que você tem guardado e que, de tão gasto, não tem nem como ser doado? 
 
Pensando nisso, a Adidas criou o Pegada Sustentável, um programa que troca o seu par inutilizado por brindes superbacanas, como ingressos para o Museu do Futebol. 
 
É só levá-lo a uma loja da marca em São Paulo. A partir de abril, a iniciativa deve ser estendida a todo o Brasil.

Como funciona? Da loja, os tênis descartados serão encaminhados a uma empresa de logística reversa. 
 
Lá, são descaracterizados e os resíduos provenientes são cem por cento aproveitados para alimentar fornos de cimento. 
 
“Dessa forma, evitamos que esses produtos, ao final de seu ciclo de vida, sejam jogados em mares, rios e aterros”, garante Fabiano Lima, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Adidas Brasil.

O Pegada Sustentável é o primeiro projeto do tipo realizado no país e, além da redução do lixo despejado no meio ambiente, visa conscientizar o consumidor de dar um destino correto aos seus pertences fora de uso. 
 
“É uma forma de incentivar as pessoas a tomarem uma atitude correta”, diz Lima.
 

Nenhum comentário: