Simpósio debate Gestão Ambiental em Turismo


O setor do turismo hoje é o maior gerador de economia verde, pois a humanidade busca a melhoria da qualidade de vida, e o lazer faz parte deste contexto, tendo o turismo como um grande gerador de renda.

 

Consciente desta realidade, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – Rio Grande do Sul (Abes-RS) promove o 1º Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos – Ambientur, de 24 a 26 de abril, em Bento Gonçalves.

Segundo o engenheiro agrônomo Darci Barnech Campani, que coordena o evento, a qualidade de vida resulta em aumento da expectativa, com aposentadoria efetiva para conhecer o mundo. 

“Como todos nós sonhamos, a população tem mostrado claramente que o turismo é um fator forte no futuro de nosso planeta, acompanhando o aumento da expectativa de vida com saúde, sendo que esta população precisa de uma estrutura de turismo que leve em conta a acessibilidade e a preservação ambiental”, explica.

Durante o Ambientur, haverá palestrantes como Arlindo Philippi Júnior, da Universidade de São Paulo, Gisele Silva Pereira, da University of Oxford; Suzana Maria De Conto, docente da Universidade de Caxias do Sul, e Álvaro Machado, da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS).

A solenidade de abertura, no dia 24, a partir das 19 horas, terá a presença da presidente da Abes-RS, Nanci Giugno e, em seguida, a palestra de abertura “Mudanças de Paradigmas no Setor do Turismo – A Importância da Gestão Ambiental”. 

Neste primeiro dia, haverá o curso NBR15401- Gestão da Sustentabilidade nos Meios de Hospedagem, ministrado pelo professor Trajano Arantes, que se desenvolve nos períodos da manhã e da tarde, previamente à abertura oficial do Simpósio.

A Abes é uma entidade com mais de 45 anos de existência, atuando na área de saneamento e ambiente, congregando técnicos e tendo como função principal a divulgação do conhecimento nesta área. 

Os congressos e simpósios que promove mobilizam mais de dez mil técnicos e empresários por ano, em todo o Brasil. “São marcos na discussão do saneamento e do ambiente, tendo marcado profundas mudanças em nossa sociedade. 

Se hoje o Brasil possui uma Lei Nacional de Saneamento e uma de Resíduos Sólidos, em grande parte se deu pela atuação da Abes”, conclui Campani.

Darci Barnech Campani coordena o evento em Bento Gonçalves

Nenhum comentário: