Beira-Rio verde: sustentabilidade vira marca na reforma do estádio do Inter

Inter reaproveitará água da chuva para irrigação de jardins, gramados e limpeza, utilizará mictórios sem água e evitará gastos de energia elétrica

Por Tomás HammesPorto Alegre
Beira-Rio começou a receber a cobertura(Foto: Diego Guichard)


O vermelho e branco do Inter receberão um acréscimo a partir da finalização nas obras do Beira-Rio: o verde. 

A cor tem relação com a questão ambiental, tão em voga na atualidade que estará presente na modernização do estádio. Marca na nova casa colorada, a sustentabilidade começará pela cobertura. 

A etapa mais chamativa no estádio permitirá aos torcedores ficarem protegidos da chuva e dos raios solares. Mas não só isso.

A membrana de politetrafluoretileno (PTFE) absorve menos calor. Ela é "autolimpante", usa o mínimo de água possível e reduz a absorção do calor. As 65 folhas (duas já estão içadas) que envolverão o estádio têm uma parte translúcida para a entrada da iluminação natural.

Aproveitamento da água das chuvas

Além disso, a água pluvial que for derramada pela chuva sobre a cobertura será reaproveitada no Beira-Rio para irrigação de jardins e gramados, limpeza de áreas externas, como a lavagem das arquibancadas e descarga de bacias sanitárias, conforme atesta o diretor de patrimônio Hélio Giaretta:

- A água da chuva que cair na cobertura será coletada por um sistema de captação. Ela será armazenada e depois utilizada nos sanitários.

Água da chuva será reaproveitada no Beira-Rio (Foto: Divulgação / Inter)

A água ficará em um reservatório e será conduzida às unidades de tratamento, conforme a engenheira Fernanda Borsatto, responsável pelo projeto hidrossanitário do estádio. O sistema auxiliará na diminuição do consumo de água no estádio.

- Os reservatórios foram dimensionados de forma criteriosa para que haja viabilidade e autonomia do sistema. Não vai ter desperdício de água potável por meio de atividades que não necessitam.

O uso das bacias suportará um volume de 1.632 milhão de litros. No anel interno, será armazenada a água das arquibancadas, enquanto anel externo servirá para guardar a água da cobertura.

Mictórios sem água

Além disso, os frequentadores dos banheiros terão um ganho e tanto. Foi escolhida a utilização de mictórios a seco, que eliminará os odores e evitará que a água fique correndo.

- O mictório a seco dispensa o uso da água. O sistema funciona com um cartucho provido de anel desodorizador e membrana que permite que a urina passe para o sistema de esgoto sem que o odor volte ao ambiente – explica Fernanda.

Banheiros começam a tomar forma no Beira-Rio (Foto: Divulgação/AG)

Os banheiros também terão controladores de vazão de água e fechamento automático. Tanto torneiras quanto duchas serão do tipo hidromecânica, que é regulada em razão da pressão no ponto acionado pelo torcedor na válvula. A torneira terá um tempo para deixar o funcionamento da água.

Beira-Rio evitará desperdício de energia elétrica

A energia elétrica também mereceu atenção especial. O Beira-Rio apresentará um sistema para evitar o desperdício quando não ocorrer um evento na casa colorada. Com um sistema automatizado, será possível utilizar a carga de 2% até 100%.

- Não vamos sobrecarregar a energia pública, a CEEE, com grandes picos de energia em algumas épocas do ano. O estádio tem dois megas de energia, que vai até quatro durante os jogos. As duas cargas extras virão dos geradores – garante Giaretta.

A ideia de diminuir os gastos para este conceito sustentável está atrelada à obtenção do certificado do LEED (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental, concedida pelo Green Building Council para construções verdes).

- Estamos atrás deste selo verde, desde o processo do projeto execução e controle. Vamos diminuir bem os gastos para conseguir esta certificação do LEED – completa o diretor de patrimônio colorado.

A mobilidade urbana, embora não diretamente relacionada ao Inter, receberá melhorias. Os torcedores poderão se dirigir ao Beira-Rio de bicicleta pelas ciclovias, de ônibus. O dirigente comenta que a prefeitura de Porto Alegre está fazendo corredor de ônibus:

- O pessoal vai utilizar mais o transporte de massa. O BRT (Bus Rapid Transport) reduz a emissão de carbono, hidrocarbonetos e menos ruído.

Giaretta ainda ressalta que o próprio modelo de reforma está baseado no conceito de contenção de despesas. O fato de não demolir todo o estádio e fazer um novo diminui o impacto e ameniza os problemas ambientais que a obra poderia acarretar:

- É um conceito de construção. Só não demolir já diminui o consumo de matéria. Se derrubássemos o estádio, geraria entulho. Seria muito mais caro. Isso também é uma ação ambiental e reduz o impacto da obra.

Assim, o vermelho Inter espera englobar o verde dentro de seus novos preceitos do moderno e confortável Beira-Rio. O estádio terá 44 lojas na fachada externa, com um restaurante no terceiro nível. 

A casa colorada contará com 70 camarotes (dos quais quatro pertencerão ao clube neste período), 5 mil assentos VIPs, na parte mais central do campo, onde ficava a social, e os 55 skyboxes, que serão uma área nobre, na parte mais alta do estádio, na antiga marquise, próximo às folhas metálicas que cobrirão o Beira-Rio. 

O estádio terá capacidade para 51.800 pessoas e receberá cinco jogos da Copa do Mundo de 2014.

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