Restaurante na Holanda mantém estufa e baseia cardápio na colheita do dia

Instalado no parque Frankendael, em Amsterdã, espaço investe em gastronomia feita com alimentos frescos e locais 
por Hanny Guimarães
Divulgação/DeKas
Fachada do restaurante De Kas (Foto: Divulgação/De Kas)
Foi um custo achar o De Kas, restaurante instalado no parque Frankendael, na capital holandesa. Embora a arquitetura incomum no meio da cidade não deixasse dúvidas - o lugar, todo de vidro, lembra uma estufa -, o caminho não era dos mais fáceis. 

Ainda mais com chuva e a noite (!). Escondido entre arbustos, com uma pequena ponte na passagem, o De Kas fica mesmo é na lembrança. 


Lá dentro, a sensação de ter se perdido passa logo. É acolhedor sentar por ali, no ambiente aquecido, cercado por plantas, onde a comida é fresca e saborosa. Resultado do cuidado do fundador e proprietário Gert Jan Hageman, também responsável pelo viveiro instalado bem ao lado da casa. 

Todos os dias, ele pode ser encontrado na estufa, trabalhando o solo, o plantio e colhendo, junto com sua equipe, ervas e vegetais que serão utilizados no cardápio do dia. 

Além do amplo viveiro no jardim, o restaurante ainda mantém uma fazenda a 10 quilômetros de Amsterdã, na região de Beemster, onde outros vegetais da estação são cultivados ao ar livre. Outros ingredientes também chegam de agricultores locais e completam a produção que rende pratos premiados na cidade. 

Tanto esmero no restaurante, diz Gert Jan Hageman, valoriza as duas pontas da cadeia. Os produtores recebem melhor pelos produtos, funcionários têm ingredientes de qualidade para trabalhar na cozinha e os clientes sempre voltam. “Acreditamos em ingredientes frescos, cultivados e colhidos com respeito à natureza”, explica.


Divulgação/DeKas
Jardim do De Kas (Foto: Divulgação)
Divulgação/DeKas
Morango cultivado no restaurante (Foto: Divulgação)
Divulgação/DeKas
Funcionário do De Kas, preparando um dos ingredientes oara o menu do dia (Foto: Divulgação)
Divulgação/DeKas
Interior do De Kas (Foto: Divulgação)
Divulgação/DeKas
Prato com abobrinha cultivada no viveiro do De Kas (Foto: Divulgação)
Divulgação/DeKas
Uma das sobremesa mais pedidas no restaurante (Foto: Divulgação)

Divulgação/DeKas
(Foto: Divulgação)
Fonte: www.revistagloborural.globo.com

Nenhum comentário: