Fernando Fernandez ao lado de Alexandre Caldini, na premiação do Guia EXAME Sustentabilidade l Foto: Egberto Nogueira/imafotogaleria
Em cerimônia realizada na última quarta-feira (9) na Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, em São Paulo, a Unilever venceu o prêmio de Empresa Sustentável de 2011. O título foi conferido pela revista EXAME, que anunciou no evento as 21 empresas-modelo em prticas sustentáveis e responsabilidade corporativa.
A companhia tem uma meta clara para os próximos anos: expandir o conceito de sustentabilidade para produtos de consumo de massa.
“Já somos sete bilhões de pessoas em um mundo finito. Se quisermos reduzir nosso impacto ambiental e a pressão sobre o planeta, precisamos inserir a inovação no centro dos negócios”, afirmou Fernando Fernandez, presidente das operações da Unilever no Brasil.
Segundo ele, o exemplo de inovação mais recente foi o lançamento da versão líquida do sabão Omo que, por ser mais concentrada, já ajudou a economizar água e evitou a emissão de 130 mil toneladas de carbono da atmosfera. O objetivo da empresa agora é emitir em 2012 a mesma quantidade de dióxido de carbono que emitia em 2007 ou menos.
A lista é elaborada pelo Guia EXAME de Sustentabilidade, cuja 12ª edição chega no dia 24/11 às bancas. O anuário é o maior levantamento do tipo realizado no Brasil e utiliza a metodologia do Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Esta edição do Guia contou com uma nova categoria: pequenas e médias empresas (PME). O Laboratório Sabin, de Brasília, foi a PME mais sustentável de 2011.
Metodologia
Este ano, 224 empresas se inscreveram no Guia. Todas responderam um questionário de 126 questões desenvolvido pela FGV, que avaliaram quatro dimensões dos negócios: geral, econômica, social e ambiental. Passaram à segunda etapa as 158 empresas que responderam todas as questões. Após análise das respostas, foram selecionadas as 39 companhias com os melhores índices consolidados em todas as dimensões.
Essas companhias foram submetidas a uma checagem jornalística e depois avaliadas por um conselho independente formado por especialistas na área de sustentabilidade. Foi este conselho que elegeu as 21 empresas-modelo — sendo uma na categoria pequena e média empresa. Entre as selecionadas está a Empresa Sustentável do Ano.
Confira abaixo a relação completa das empresa-modelo em
sustentabilidade de 2011:
Alcoa Alumínio S.A
Anglo American Brasil LTDA. — Unidade de Negócio Níquel
Aperam South America
Braskem
Bunge Brasil
Dow Brasil S.A
EDP Energias do Brasil S/A
Elektro Eletricidade e Serviços S.A
Embraco
Fibria
Grupo Fleury
Itaú Unibanco
Kimberly-Clark
Laboratório Sabin
Masisa Brasil
Mexichem Brasil
Natura Cosméticos S.A
Philips do Brasil
Grupo Promon
Suzano Papel e Celulose S.A
Unilever
Com informações da Revista Exame Via Ciclo Vivo