Unilever é a empresa sustentável do ano, segundo a revista Exame




Fernando Fernandez ao lado de Alexandre Caldini, na premiação do Guia EXAME Sustentabilidade l Foto: Egberto Nogueira/imafotogaleria


















Em cerimônia realizada na última quarta-feira (9) na Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, em São Paulo, a Unilever venceu o prêmio de Empresa Sustentável de 2011. O título foi conferido pela revista EXAME, que anunciou no evento as 21 empresas-modelo em prticas sustentáveis e responsabilidade corporativa.



A companhia tem uma meta clara para os próximos anos: expandir o conceito de sustentabilidade para produtos de consumo de massa.

“Já somos sete bilhões de pessoas em um mundo finito. Se quisermos reduzir nosso impacto ambiental e a pressão sobre o planeta, precisamos inserir a inovação no centro dos negócios”, afirmou Fernando Fernandez, presidente das operações da Unilever no Brasil.

Segundo ele, o exemplo de inovação mais recente foi o lançamento da versão líquida do sabão Omo que, por ser mais concentrada, já ajudou a economizar água e evitou a emissão de 130 mil toneladas de carbono da atmosfera. O objetivo da empresa agora é emitir em 2012 a mesma quantidade de dióxido de carbono que emitia em 2007 ou menos.

A lista é elaborada pelo Guia EXAME de Sustentabilidade, cuja 12ª edição chega no dia 24/11 às bancas. O anuário é o maior levantamento do tipo realizado no Brasil e utiliza a metodologia do Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Esta edição do Guia contou com uma nova categoria: pequenas e médias empresas (PME). O Laboratório Sabin, de Brasília, foi a PME mais sustentável de 2011.

Metodologia

Este ano, 224 empresas se inscreveram no Guia. Todas responderam um questionário de 126 questões desenvolvido pela FGV, que avaliaram quatro dimensões dos negócios: geral, econômica, social e ambiental. Passaram à segunda etapa as 158 empresas que responderam todas as questões. Após análise das respostas, foram selecionadas as 39 companhias com os melhores índices consolidados em todas as dimensões.

Essas companhias foram submetidas a uma checagem jornalística e depois avaliadas por um conselho independente formado por especialistas na área de sustentabilidade. Foi este conselho que elegeu as 21 empresas-modelo — sendo uma na categoria pequena e média empresa. Entre as selecionadas está a Empresa Sustentável do Ano.

Confira abaixo  a  relação  completa  das  empresa-modelo   em 

sustentabilidade de 2011:


Alcoa Alumínio S.A

Anglo American Brasil LTDA. — Unidade de Negócio Níquel

Aperam South America

Braskem

Bunge Brasil

Dow Brasil S.A

EDP Energias do Brasil S/A

Elektro Eletricidade e Serviços S.A

Embraco

Fibria

Grupo Fleury

Itaú Unibanco

Kimberly-Clark

Laboratório Sabin

Masisa Brasil

Mexichem Brasil

Natura Cosméticos S.A

Philips do Brasil

Grupo Promon

Suzano Papel e Celulose S.A

Unilever

Com informações da Revista Exame   Via Ciclo Vivo