Na medida certa para hotéis

Fonte: Ambiente Energia 

Brasil - A busca por práticas sustentáveis para reduzir o consumo de energia e a segurança do fornecimento energético são, hoje, pontos vitais em qualquer setor. 

Na indústria hoteleira a combinação perfeita dos ingredientes cogeração e eficiência energética torna-se crucial para quem tem que fazer uso intensivo na iluminação dos ambientes, no sobe e desce de elevadores, em bombas hidráulicas, no aquecimento de água e na refrigeração, por exemplo.


Os hotéis de todos os portes, além das pousadas, têm na cogeração a gás natural uma alternativa eficiente e segurança para garantir a entrega de conforto, comodidade e bons serviços para os hóspedes. E, melhor, com economia na conta de energia e livre das falhas da rede de distribuição.

As vantagens da mistura de cogeração e eficiência energética estão no foco do 1º Fórum de Cogeração e Eficiência Energética para o Setor de Hotelaria, que a Associação Fluminense de Cogeração de Energia (Cogen-Rio) e o Portal Ambiente Energia promovem, no dia 8 de dezembro, no Rio de Janeiro.

“Esta é, para os hotéis, uma possibilidade para ter eficiência no uso da energia e também segurança no seu fornecimento, evitando as falhas da rede de distribuição”, comenta Osório de Brito, diretor-superintendente da Cogen-Rio. “Estas são duas grandes vantagens para o uso da cogeração de energia nos hotéis”, reforça o especialista, destacando o uso intensivo que os hotéis fazem em iluminação, uso de elevadores, bombas hidráulicas e restaurante. O fórum vai abordar os seguintes temas: o emprego da cogeração no setor hoteleiro; o papel da cogeração para o planejamento energético do país; os caminhos do financiamento via ProCopa; a concepção de um projeto de unidade de cogeração; a implementação de uma unidade cogeradora; cogeração de pequeno porte – emprego em pousadas e hotéis pequenos e médios; cogeração para grandes hotéis, com cases de sucesso.

O evento também terá, na parte tarde, uma visita técnica a uma instalação de cogeração no Rio de Janeiro, com a demostração do funcionamento dos equipamentos voltados para cogeração no setor de hotéis. O objetivo é permitir que o participante concilie o conteúdo do fórum com uma experiência de ver, na prática, o funcionamento de uma unidade cogeradora.

Serviço

Fórum de Cogeração e Eficiência Energética para o Setor de Hotelaria
Data: 08 de dezembro de 2011
Local: Windsor Excelsior – Copacabana – Rio de Janeiro
Informações: (21) 3872-0355