Bolsas de Couro Ecológico – Estilosas, amigas dos animais e da natureza!


Obviamente que se pudermos unir sustentabilidade e estilo, o resultado além perfeito faz com que a moda cumpra seu papel. É moda além da estética, a moda ética, comprometida. E este tem sido o desafio da indústria da moda – buscar o equilíbrio entre sua linha de produção, o homem e o meio ambiente.
Renata Campos, publicitária, ex-bailarina clássica e agora designer de roupas e acessórios achou um caminho na moda que nos encanta!  O novo couro. O “re-design”. Mais do que ter uma bolsa linda, saber que a mesma foi gerada de maneira que preserve o meio ambiente e, sem perder o estilo.
São bolsas, cintos, carteiras femininas e masculinas, tiaras, brincos e, em breve calçados, todos originados da reutilização de câmaras de ar de pneus de caminhões, ônibus e tratores.
Perguntamos a Renata como ela define seu trabalho, sua marca e, ela nos respondeu: “Não há mais o que ser inventado. Partindo dessa premissa e tentando contribuir com o meio-ambiente de alguma forma, desenvolvemos acessórios de moda a partir de câmara de ar reutilizada. Retiramos do meio-ambiente um material que, estando exposto na natureza demora de 500 a 800 anos para degradar-se e, enquanto isso libera gases tóxicos que poluem o solo e os lençóis freáticos, além da questão dos criadouros da dengue. Podemos considerar que cada peça seja única, pois são feitas uma a uma e, cada uma apresenta características próprias: marcas do tempo, remendos, marcas deixadas pelo pneu…”
“Renata Campos – Design Sustentável” é uma marca que utiliza não só a criatividade como ferramenta no desenvolvimento das peças, como também a inovação a partir da diminuição da produção de lixo. Não produzimos carbono, pois 95% do trabalho é manual e depende do capital humano para acontecer. Por isso, podemos dizer que cada peça é “filha única”, pois carregam consigo diferentes histórias.”
Para dar glamour e estilo ao produto, Renata usa ferragens nobres, tecidos diversos para forro e metais como: rebites, ilhoses nas câmaras de ar. Ao ser questionada sobre o que a inspira ela prontamente liberou a fórmula: “Reduzir, reutilizar, reciclar = reinventar”.
No começo, a designer percorria as borracharias de sua cidade em busca das câmaras. Renata nos explicou: “Hoje, as adquiro de uma empresa (Mazola) que trabalha recolhendo e armazenando materiais que precisam de descarte correto, como: baterias, pneus velhos, câmaras de ar, embalagens de agrotóxico, etc. Também devolvo meu lixo, ou seja, o refugo que sobra dos meus cortes para essa mesma empresa, que me garante um certificado de descarte correto”. Isso confere as peças da grife Renata Campos a garantia de “produto ecofriendly”.
Quer uma bolsa linda, cheia de estilo e valor agregado? Use a abuse do novo couro! Visite o site da designer e, que ele sirva de inspiração para outras ações semelhantes: http://www.renatacampos.com.br/
Por Lu Jordão – Duas Moda e Arte

Nenhum comentário: