Tibagi (PR) é o Município da Sustentabilidade Ambiental !

O Município deTibagi (distante 150 Km de Curitiba) é um dos 10 roteiros turísticos mais importantes do país dentro do Programa de Regionalização do Turismo desenvolvido pelo governo federal. O título de Município da Sustentabilidade Ambiental foi entregue na noite desta quinta-feira (27) no 5o Salão de Turismo de São Paulo com o Troféu Roteiros do Brasil, pelo Ministério do Turismo.
A solenidade teve a presença de lideranças de todo o país para destacar as ações de órgãos públicos e da sociedade civil que ajudem na descentralização dos roteiros proposta pelo Plano Nacional de Turismo 2007-2010. O programa Recicla Tibagi foi selecionado em primeiro lugar entre dezenas de iniciativas inscritas na premiação. Quem recebeu o troféu foi o prefeito Sinval Silva (PMDB), idealizador do Programa.
“O lixo normalmente é um grande problema para os municípios. No caso de Tibagi, a gestão correta do lixo está promovendo o turismo, fazendo com que o município ganhe um prêmio nacional, e ao mesmo tempo, gerando renda para os catadores associados. Serve de exemplo para os mais de cinco mil municípios brasileiros”, afirmou Silva.
O secretário estadual de Turismo no Paraná, Herculano Lisboa, acompanhou Sinval na cerimônia de premiação e ressaltou que “o Brasil está reconhecendo Tibagi neste momento. O município representa perfeitamente todas as ações que visam o desenvolvimento sustentável do turismo no Paraná”.
Secretário Nacional das Políticas de Desenvolvimento do Turismo, Carlos Silva comentou que o turismo é um produto que tem de estar agregado às sustentabilidades ambiental e social, e desenvolvimento econômico. “É uma exigência dos consumidores”, explica. Quanto ao lixo como gerador de renda e de desenvolvimento turístico, ele acredita se tratar de uma boa novidade. “Tibagi está de parabéns. Está sendo premiada por boas práticas de governança, boas práticas de sustentabilidade e de desenvolvimento turístico no Brasil”, afirmou. A intenção, como indica o secretário, é prestigiar, valorizar e fortalecer as instâncias regionais.
O prefeito Sinval não esconde o entusiasmo com o reconhecimento. “Quero dividir essa alegria com a população de Tibagi e com o pessoal da Acamarti (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi), que são os responsáveis no dia-a-dia pela separação e destinação correta do lixo”.
Frederico Costa, secretário do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, enfatizou que o turismo “anda em marcha junto com a sustentabilidade ambiental”. Para ele, todos os empresários do ramo fazem projetos voltados às práticas sustentáveis. “Porque o meio ambiente hoje é o atrativo que mais está sendo procurado pelos turistas, tanto nacionais quanto estrangeiros”.
Quem anda nesta linha, segundo o secretário, tem mais chances de ser contemplado com recursos do governo federal. “O Ministério está se preparando para a Copa do Mundo e está lançando linhas de financiamento, junto ao BNDES, que vão priorizar esses empreendimentos ambientalmente sustentáveis”.
Troféu - um mapa do Brasil em madeira na concepção do artista Eduardo de Leotério, que reaproveitou podas de árvores, é o troféu entregue para simbolizar a conquista do reconhecimento como Município da Sustentabilidade. “Na próxima terça-feira (01) quero me reunir com todos da Acamarti para compartilhar este prêmio. A Câmara dos Vereadores fará uma solenidade especial para dividirmos esta felicidade com toda a comunidade”, adianta Sinval.
A premiação integrou programação do 5o Salão Nacional do Turismo, que iniciou dia 26 e segue até dia 30 no Parque Anhembi, em São Paulo. No sábado (29), o programa Recicla Tibagi ainda será apresentado a convidados especiais em palestra, dentro do Anhembi, pelo prefeito Sinval.
O Recicla Tibagi foi o único programa do Paraná a ser contemplado entre 10 propostas brasileiras que se destacaram como Casos de Sucesso na Implementação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

Nenhum comentário: