Alimentos orgânicos e produzidos com energia solar! Cooperativas do PR participam de projeto-piloto

    Por 
    Em Energia

Além de aquecer, em breve, o sol também poderá servir para produzir energia em trêspropriedades rurais do oeste do Paraná. 

É que elas farão parte de um estudo inédito para analisar a viabilidade técnica e econômica da produção de energia elétrica no campo, a partir de painéis fotovoltaicos.

A expectativa é que os resultados sirvam de base para a elaboração de políticas públicas de incentivo à energia solar no meio rural.

Quem irá selecionar as propriedades que receberão os módulos fotovoltaicos serão ascooperativas da região que integram o convênio. 

A Itaipu Binacional, o Programa Oeste em Desenvolvimento, o Sistema Ocepar, o Sebrae e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu também participarão da escolha.

Cada uma das três propriedades-piloto receberá uma cobertura de 180 m² de módulos fotovoltaicos, que deverão dar conta de produzir 2 MWh de energia por mês.

Com expectativa de duração de três anos, a pesquisa será feita por quatro doutores doCentro de Energia Solar da PUC do Rio Grande do Sul. 

A universidade tem mais de 20 anos de estudos em energia solar, além de conseguir fabricar os painéis fotovoltaicos dentro do próprio ambiente acadêmico, o que barateia os custos.

Nenhum comentário: