Mobilização pelo Clima 2015 acontece em SP

mobilização
De Sydney a Berlim, de Paris a São Paulo — cidadãos de todas as partes irão às ruas em torno de uma causa comum: nosso planeta! Um dia antes dos líderes mundiais se reunirem na Conferência do Clima de Paris, realizaremos a maior mobilização de clima da história.
Música, instalações, performances artísticas, coletivos nas ruas, tudo isso e muito mais no dia 29 de novembro. Os negociadores precisam saber que as pessoas estão agindo e querem ação imediata.
Convidamos a todas e todos para se reunirem conosco na Mobilização Mundial pelo Clima na Avenida Paulista.
Programação:
11h às 14h – Concentração no vão livre do MASP com intervenções culturais e educativas.
14h – Passeata em direção ao Parque Ibirapuera.
Vem ser parte da solução você também!
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para saopaulo@mobilizacaopeloclima.com.br
PARTICIPE
Junte-se a nós para fazer do dia 29 de novembro a maior mobilização pelo clima da história!
Torne-se um parceiro da Mobilização Mundial pelo Clima
A “Mobilização Mundial pelo Clima – São Paulo” é organizada por um grupo que não para de crescer e que já inclui mais de 40 organizações organizações, trabalhando juntas para exigir que os líderes mundiais tomem medidas concretas contra as mudanças climáticas.
Caso represente uma organização e queira fazer parceria, clique aqui e preencha nosso chamado de organizações.
Seja voluntário
Você pode coordenar projetos e ações com as pessoas que você quiser: com as pessoas do seu bairro ou amigos que tenham os mesmos hobbies, passatempos ou interesses. Forneceremos ferramentas para ajudar na comunicação e organização dos eventos. Para se inscrever como voluntário e obter todas as informações necessárias, clique aqui.
Visite-nos em São Paulo
O ponto de apoio da Mobilização Mundial pelo Clima fica na Rua Simão Álvares, 784, Casa 01, Vila Madalena (Zona Oeste) — São Paulo.
Estamos abertos para visitação diariamente, mas para ajudar na organização da agenda, preferimos que nos visitem entre os seguintes horários: terças-feiras das 9h às 13h e quintas-feiras das 13 às 17h — venha pegar folhetos e cartazes e ajudar a promover a mobilização!
PERGUNTAS FREQUENTES
Nesta seção, você pode encontrar respostas para as perguntas mais frequentes em relação à Mobilização Mundial pelo Clima.

O que é a Mobilização?

A Mobilização Mundial pelo Clima é um ato global que acontecerá em mais de 1500 cidades ao redor do mundo no final de semana anterior à Conferência de Clima de Paris. Milhares de pessoas tomarão às ruas em uma manifestação em defesa do planeta.
Quando vai ser?
A mobilização ocorrerá no final de semana do dia 28-29 de novembro, sendo que as atividades principais ocorrerão no dia 29 de novembro, domingo, um dia antes da conferência do clima começar.
Quem está organizando?
No Brasil, dezenas de organizações estão envolvidas – o foco principal será São Paulo, mas haverá mobilização em outras cidades também. Dentre as entidades envolvidas na mobilização, estão a Avaaz, Engajamundo, Greenpeace, Bike Anjo, GCCA, Aliança Resíduo Zero, etc. Uma lista completa de organizações pode ser vista aqui.
Por que o dia 29 de novembro?
O dia 29 de Novembro, a véspera do início da COP 21, foi escolhido por pessoas em organizações em todo o mundo para a realização de uma grande Marcha pelo Clima, que ocorrerá em dezenas de países. De São Paulo a Berlin, de Nova York até Jakartha.
A proposta é estarmos nas ruas para mostrar a importância e a relevância dos Movimentos Climáticos aumentar a pressão sobre as negociações da COP, e ao mesmo tempo, demonstrar, de maneira divertida e consciente, que todos nós fazemos parte da solução e  vamos fazê-las acontecer, independente dos resultados das negociações.
Quem pode participar e como?
Essa é uma mobilização feita por milhões de pessoas para as pessoas, ou seja, todos podemos participar!
Se você quer fazer parte da solução, basta levar suas causas e apoiar os movimentos que estarão nas ruas pode levar para as ruas a sua solução (em produção).
O que é a COP21?
A COP21 é a Conferência de Clima da ONU que acontece anualmente e é sediada pelo Ministro do Meio Ambiente do país onde ela será realizada. Em 2015, vai acontecer em Paris, dos dias 30 de novembro a 11 de dezembro. Durante esses dias, é esperado que os países cheguem a um acordo global que garanta um limite de 2ºC para o aumento da temperatura do planeta. Além disso, esse encontro reúne os 197 países membros da ONU, tem como objetivo diminuir as emissões de gases de efeito estufa para diminuir os efeitos das mudanças climáticas. Leia mais aqui.
Onde mais acontecerá a mobilização?
A mobilização vai acontecer em São Paulo e dezenas de outras cidades no mundo. No Brasil, há mobilizações programadas para as seguintes cidades: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, Manaus, Salvador, Curitiba e Florianópolis. Procure por sua cidade ou região aqui.
O que está em jogo?
Basicamente está em jogo o futuro da humanidade no planeta. Os efeitos das mudanças climáticas já são sentidos neste momento por diversas comunidades ao redor do mundo. Por exemplo, a República do Kiribati, um arquipélago localizado na região da Polinésia, no Oceano Pacífico, está ameaçado de desaparecer pela elevação do nível dos oceanos devido às mudanças climáticas.  
Aqui mesmo, no Brasil, já estamos sofrendo com eventos climáticos extremos, como secas prolongadas ou chuvas de grande intensidade, que são intensificadas pelas mudanças no clima e que, em geral, afetam as populações mais pobres.
Quanto à água, o que está em jogo é o abastecimento  em várias regiões urbanas, que está ameaçado por estiagens mais prolongadas. 
Em outras regiões, aumentam os riscos de inundações. A elevação do nível do mar ameaça as comunidades costeiras, enquanto que os lençóis subterrâneos que abastecem grande parte das cidades litorâneas podem ser contaminados por águas salgadas, reduzindo ainda mais a disponibilidade e a qualidade hídrica.
O fornecimento de energia também está em jogo. Menos chuvas em algumas regiões do Brasil podem afetar seriamente a quantidade de água disponível nas hidrelétricas, responsáveis por 85% da geração de eletricidade no Brasil. Isso na prática já está acontecendo no país.
Outro aspecto muito preocupante é a agricultura, que pode ser seriamente afetada pelas mudanças climáticas. Feijão, soja, trigo e milho são algumas das culturas que podem ser seriamente afetadas, tendo suas áreas de produção reduzidas e sendo obrigadas a se deslocar para regiões mais frias.
SAIBA MAIS

Nenhum comentário: