Melhoria de imagem institucional e lucratividade com resíduos sólidos é possível e custa pouco...
















Felipe de Arruda Troyner
Engenheiro Ambiental


Uma pesquisa desenvolvida pela Shooper Experience(2015), dados a respeito do consumo consciente foram apresentados. O estudo leva em conta aspectos ambientais, econômicos e sociais das organizações e revelou a percepção dos consumidores sobre seu papel neste contexto, bem como o envolvimento de empresas e governo no tema. Para 97% dos entrevistados, em 2015, as práticas correlatadas ao consumo consciente são de inteira responsabilidade do cliente contra 64% em 2014.
Em relação as ações desenvolvidas pelas empresas,os entrevistados listaram as práticas mais ligadas ao consumo consciente, sendo as 4 primeiras todas relacionadas a geração de resíduos:
a   adoção de práticas de redução de resíduos poluentes (98%);
2.     reciclagem de lixo (98%);
3.     programas e iniciativas de redução de impacto ambiental (97%);
4.     utilização de materiais recicláveis nos produtos/embalagens (97%); 
Ainda corroborando a assertiva supracitada, quase 79% das organizações adotam a gestão ambiental para melhorar e proteger sua reputação e imagem institucional em relação aos seus stakeholders. (fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/786-das-empresas-adotam-gestao-ambiental-para-proteger-imagem-e-reputacao/38819/).
Estas pesquisas nos mostram, de maneira indubitável, que as empresas sabem que vem sendo notadas, pelos clientes, pelas ações que desenvolvem em suas atividades e principalmente na sua geração de resíduos. E ainda, não só resíduos que a empresa gera bem como os resíduos pós consumo (sua embalagem é reciclável/retornável?) 
Em tempos de crise a diferenciação no mercado é de fato relevante na decisão de escolha do cliente e possuir uma boa imagem perante a sociedade pode pesar, e muito, em processos de compra. Obviamente, eu como profissional do meio ambiente, estou sempre de olho nos aspectos ambientais das organizações as quais eu consumo produtos, e ainda, conheço várias pessoas que o fazem. Percebo que a maior preocupação, e também a que mais chama a atenção, em muitos casos, são os resíduos. 

Diversas vezes passamos em frente a empresas e notamos a situação como na foto acima. Além da destinação inadequada de alguns resíduos, percebemos claramente que a organização não conhece seus processos a fundo, e tem um certo relaxo com seu resíduos conotando uma gestão ineficaz de seus processos 

Como uma empresa que não gerencia seu resíduo, pode gerenciar seus pedidos, demandas, reclamações e etc?

Recentemente realizamos a implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos em uma indústria, em atendimento a condicionante de órgão regulador. 

Esta empresa tinha um resíduo que não havia sido corretamente classificado e estava sendo descartado como classe I - Resíduos perigosos. 

Após correta classificação, seguindo orientações da NBR 10.004, o resíduo pôde ser classificado como II-A Não perigosos e Não inertes. Esta classificação nos permitiu mudar a destinação do resíduo e gerar uma economia significativa a indústria.

Estatísticas e relatos como os apresentados acima são cada vez mais comuns. 

As organizações, comércio e indústrias de diversos setores, vem se sensibilizando que o correto gerenciamento dos seus resíduos é vital para o crescimento e bem como para manutenção e melhoria de imagem institucional. 

Os resultados sempre se mostram positivos quando um trabalho sério e continuo é desenvolvido. 

Um PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS bem elaborado, e desenvolvido por profissionais qualificados é muito importante para que isso aconteça.

Elaboramos os PGRS seguindo metodologias orientadas a melhoria contínua e viabilidade econômica e ambiental, com a participação do cliente em todas as etapas, procedendo da seguinte maneira:

diagnóstico completo da atual situação envolvendo os resíduos bem como todo o processo da empresa.
classificação de resíduos conforme NBR 10.004 e utilizando-se de laboratórios com certificação ISO 17.025.

Definição de procedimentos operacionais visando a segurança dos colaboradores e o melhor gerenciamento dos resíduos.

Dimensionamento de local para acondicionamento de resíduos, conforme a necessidade primando pela organização e liberação de espaço.

 Ações de minimização de geração de resíduos nos diversos  setores da empresa

Correta destinação dos resíduos, classificando e auditando empresas para realizarem este serviço conforme legislação correlata.

Ações de educação ambiental e esclarecimento sobre o PGRS a toda comunidade afetada

Monitoramento e revisão periódica do PGRS


Matéria de nossa Empresa Parceira: www.obyambiental.com escrita pelo 
Eng.º Fernando Arruda.

Para mais inforamações entre em contato conosco:
empresa@empresaverdebrasil.com.br

Nenhum comentário: