Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro comenta sucesso dos atletas nos Jogos de Londres.




















Carlos Jorge dos Santos (Foto: Arquivo Pessoal)

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ terão a cara do carioca, as curvas das paradisíacas paisagens tropicais e a alma do brasileiro. 

O resto do visual fica por conta da equipe de Carlos Jorge dos Santos, Gerente de Look do Comitê Organizador. 

A missão é entregar uma identidade visual marcante e inspiradora, parte fundamental da experiência memorável da primeira edição do maior evento esportivo do mundo na América do Sul.

O conceito e a criação dos elementos gráficos são definidos pela gerência de marca. 

Em seguida, a gerência de design dá inicio ao desenvolvimento criativo (layouts) de todas as peças que formarão o manual técnico do Programa de Look. 

Durante o processo, a área avalia novas estruturas e propõe materiais para produção e impressão de todos os itens, indicando sempre soluções sustentáveis.

“Ao iniciarmos o trabalho pensando nas características de cada instalação, temos em mente que as pessoas querem sentir o clima dos Jogos e registrar que estiveram lá. 

Quando fizemos os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, muitos paravam em frente aos vários elementos de Look para tirar fotos. O look é tão especial que inspira os atletas a dar seu melhor”, destaca Carlos Jorge, que trabalha com o Movimento Olímpico desde 2005.

Observações em Londres

Presente como observador nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o gerente participou da visita de avaliação final do Programa de Look de todas as instalações esportivas. 

É neste momento que o Comitê Olímpico Internacional (COI) solicita os últimos ajustes e aprova a qualidade da entrega.

“É uma prova de fogo para nossa área, pois este processo acontece na fase final de montagem, geralmente a mais crítica, onde o tempo não corre a nosso favor. 

Pudemos apreender muitas lições com a equipe do Comitê Organizador britânico", afirma.

Em Londres, um dos destaques foi o programa de “spectaculars”, como grandes aros olímpicos e agitos paralímpicos instalados em locais icônicos, como a Tower Bridge. 

Londrinos e milhares de visitantes puderam conferir ainda projeções mapeadas na fachada do Parlamento britânico, às margens do Rio Tâmisa, e o projeto de iluminação de várias pontes.

Algumas das iniciativas demandaram negociações com a administração pública que duraram até dois anos, como a troca de cor da iluminação do famoso Big Ben durante as competições. 

"A parceria com os governos e o seu papel para garantir que a cidade seja ambientada para os Jogos é imprescindível", diz.


Nova sede do Comitê Organizador, a primeira entrega dos Jogos. 

Os projetos da área de Look são divididos em três grupos: o look dos Jogos propriamente ditos (instalações esportivas e não esportivas), o look da cidade e a consultoria técnica prestada para o desenvolvimento de outros programas relacionados aos Jogos.

“Dentro das instalações esportivas, o look é planejado com muito critério para atender principalmente aos requisitos técnicos de cada esporte. Londres foi um caso de sucesso ao executar projetos criativos, como o piso do hóquei, em azul delineado com o rosa pink”, relata Carlos Jorge.

O conceito criativo para que as intervenções visuais na cidade a deixem com a “cara” dos Jogos seguem uma linha mestra definida pelo Comitê Organizador. São aprovadas pelo COI e pelo Comitê Paralímpico Internacional e executadas pelas autoridades do Rio e cidades do futebol. Além disso, orienta todas as ativações dos patrocinadores.

O look reforça a identidade dos Jogos na cidade, num período em que está na vitrine do mundo. É uma grande oportunidade de exposição e, se for feito de uma maneira harmoniosa, também mexe com o sentimento dos moradores. Reforça o sentimento de autoestima e a importância de receber o maior evento esportivo do planeta”, conclui.

Uma das primeiras entregas da área será a ambientação da nova sede do Comitê Organizador Rio 2016™, localizada no Centro do Rio. 

É a primeira instalação não esportiva construída para os Jogos. Toda a identidade visual do local será desenvolvida pela equipe do gerente em parceria com a área de Instalações, um trabalho desenvolvido ao longo de um ano.

Nenhum comentário: