Luiz Adlen, gerente geral do Recanto das Toninhas
(foto: Dênis Matos)
Uma cifra de R$ 783 mil deve ser economizada pelo Recanto das Toninhas, hotel de charme localizado em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, com um programa de redução de custos que vem sendo implantado pelo empreendimento.
De acordo com Luiz Adlen, gerente geral do hotel, dez áreas estão sendo reestruturadas para minimizar os encargos financeiros.
Foi instalado um sistema de aquecimento solar em todas as instalações e, segundo Adlen, o investimento já se pagou. "Tivemos uma redução de 41,20% no consumo de energia", conta.
No plano de redução de custos, todos os fornecedores foram contatados para que os contratos fossem revistos. "Conseguimos, em alguns casos, produtos melhores com valor reduzido", garante o gerente.
Houve uma reestruturação na folha de pagamento, com revisão de cargos, salários e reestruturação da equipe. "Fizemos uma leitura 360 graus, verificando funcionários que tinham expectativa mas não tinham capacitação, e aí realocamos esses colaboradores. A economia foi de R$ 300 mil, sem contar que estamos com uma equipe mais contente e enxuta", comemora. Ele acrescenta que a alteração diminuiu em 19% o quadro de funcionários, sendo que 40% destes são do setor Administrativo.
Adlen menciona também que os veículos foram substituídos, houve troca de todo o sistema de água e esgoto, com estimativa de redução de R$ 30 mil por ano por conta da troca dos encanamentos.
Segundo o executivo, parte dos valores economizados foram destinados ao marketing do hotel. "Tínhamos ferramentas obsoletas, sem necessidade para o que o mercado vive hoje. Reduzimos o número de linhas telefônicas e suprimimos o 0800. Agora tudo é feito na internet", diz.
O fato de o Recanto das Toninhas estar instalado numa região litorânea também influenciou nas mudanças. Adlen conta que a maresia corroe boa parte dos móveis e eletrodomésticos dos quartos e, por isso, passou-se a utilizar estes serviços terceirizados. "Passamos a alugar ar condicionado, frigobar, computadores e TVs", explica.
(Dênis Matos)
Serviço
www.recantodastoninhas.com.br
Foi instalado um sistema de aquecimento solar em todas as instalações e, segundo Adlen, o investimento já se pagou. "Tivemos uma redução de 41,20% no consumo de energia", conta.
No plano de redução de custos, todos os fornecedores foram contatados para que os contratos fossem revistos. "Conseguimos, em alguns casos, produtos melhores com valor reduzido", garante o gerente.
Houve uma reestruturação na folha de pagamento, com revisão de cargos, salários e reestruturação da equipe. "Fizemos uma leitura 360 graus, verificando funcionários que tinham expectativa mas não tinham capacitação, e aí realocamos esses colaboradores. A economia foi de R$ 300 mil, sem contar que estamos com uma equipe mais contente e enxuta", comemora. Ele acrescenta que a alteração diminuiu em 19% o quadro de funcionários, sendo que 40% destes são do setor Administrativo.
Adlen menciona também que os veículos foram substituídos, houve troca de todo o sistema de água e esgoto, com estimativa de redução de R$ 30 mil por ano por conta da troca dos encanamentos.
Segundo o executivo, parte dos valores economizados foram destinados ao marketing do hotel. "Tínhamos ferramentas obsoletas, sem necessidade para o que o mercado vive hoje. Reduzimos o número de linhas telefônicas e suprimimos o 0800. Agora tudo é feito na internet", diz.
O fato de o Recanto das Toninhas estar instalado numa região litorânea também influenciou nas mudanças. Adlen conta que a maresia corroe boa parte dos móveis e eletrodomésticos dos quartos e, por isso, passou-se a utilizar estes serviços terceirizados. "Passamos a alugar ar condicionado, frigobar, computadores e TVs", explica.
(Dênis Matos)
Serviço
www.recantodastoninhas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário