Projeto da Unesp incentiva eficiência energética

Tisa Moraes/Com Redação 
 
Imagine passar um dia inteiro sem energia elétrica. Acordar e não ter água quente jorrando do chuveiro, não contar com televisão ou aparelho de som para acompanhar as primeiras notícias do dia, trabalhar sem luz artificial, computador ou internet, ficar sem ar condicionado ou ventiladores, voltar para casa e não ter microondas, geladeira ou máquina de lavar roupa para agilizar os afazeres domésticos. 
 


 
Esta seria a dura realidade cotidiana se não houvessem iniciativas como o Projeto IluminAÇÃO, desenvolvido por alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru. Por meio da conscientização sobre hábitos simples que podem fazer toda diferença na quantidade de energia elétrica consumida, a intenção é permitir que famílias de baixa renda do município consigam reduzir gastos e, por consequência, administrar melhor o orçamento doméstico.

“Além da eficiência no uso, nosso objetivo é que as pessoas possam consumir a energia elétrica de forma segura, ou seja, evitando a instalação de ‘gatos’ que geram riscos aos moradores”, comenta o estudante de engenharia elétrica Gabriel Hiroishi Inoue, 22 anos. Ele explica que as atividades desenvolvidas no projeto envolvem três diferentes áreas de atuação.

Uma delas é a Frente Escolar, em que os alunos visitam instituições de ensino da rede pública para ministrar palestras a crianças e adolescentes. O intuito é que eles possam se transformar em multiplicadores das informações e ensinar aos pais, tios, avós e vizinhos usar a energia elétrica disponível de maneira responsável e ambientalmente correta.

“Para as crianças, que é nosso principal foco, desenvolvemos algumas atividades bastante interativas, com jogos de pergunta e resposta, distribuição de brindes, teatro de fantoches e exposição de uma maquete, doada pela CPFL, que simula o consumo de energia doméstico. É bem interessante, o pessoal fica super animado”, comenta Inoue, lembrando que a última iniciativa do projeto foi desenvolvida no início deste mês no Projeto Formiguinhas, na Vila São Paulo, onde cerca de 60 crianças são atendidas.

Mobilização

Além do trabalho nas escolas, há ainda a Frente Comunidade e a Frente Pesquisa que, temporariamente, estão paralisadas. Em anos anteriores, os alunos costumavam visitar residências de bairros periféricos com a finalidade de indicar ações para aumentar a segurança e redução no consumo.

Além de providenciar reparos em equipamentos eletrônicos que eventualmente apresentassem defeitos, eles também conseguiam, através de parcerias, doar geladeiras e chuveiros – novos ou de segunda mão – para que as famílias pudessem reduzir o consumo de energia. “Era um trabalho bem interessante. Agora, estamos preparando um material de divulgação, além da reformulação do nosso site, para tentar mobilizar mais gente novamente em torno do projeto”, comenta Inoue.

Já na área de pesquisa, os alunos iniciaram o desenvolvimento de um aquecedor solar de baixo custo, feito com garrafas pet, mas o projeto não seguiu adiante por falta de espaço apropriado dentro da universidade. “Precisamos ter um local aberto e a faculdade está passando por uma série de adaptações. Mas, em algum momento, vamos retomar esta ideia também”, adianta. Enquanto o aquecedor não fica pronto, os alunos já alertam nas palestras que ministram sobre a possibilidade de as comunidades terem em casa um gerador de energia próprio.

Patrocinado pela Pró-reitoria de Extensão Universitária (Proex), o projeto IluminAÇÃO conta com apoio da CPFL Paulista e Unesp. Atualmente, 15 alunos trabalham como voluntários da iniciativa.

Escolas interessadas em receber a visita dos universitários podem obter informações no site:  www.ieeesb.feb.unesp.br/iluminacao.html. 
 

Nenhum comentário: