O que é Sustentabilidade e o que sua Empresa ganha com isso ?
* De acordo com o relatório de Brundtland, Sustentabilidade é “satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras
gerações satisfazerem suas próprias necessidades”.
Alguns exemplos dos benefícios de sua empresa se tornar sustentável:
- Imagem corporativa alinhada às necessidades atuais;
- Valorização do negócio em nível internacional;
- Credibilidade;
- Novas oportunidades de negócios;
- Retorno financeiro (seja em economia de recursos, aumento das vendas ou valorização das ações da empresa);
- Funcionários mais responsáveis e motivados com a organização;
- Visibilidade em diversos setores do mercado;
- Parâmetros para conseguir certificações e selos de responsabilidade corporativa;
- Aumento da competitividade do negócio;
- E, por fim, somente com uma sociedade e um planeta mais saudáveis, a empresa poderá manter sua própria “saúde” em longo prazo.
Por que fazer um Projeto de Sustentabilidade?
Pesquisa revela que, 78% dos consumidores brasileiros levam em conta a responsabilidade corporativa na hora de comprar seus produtos, 37% estão dispostos a “premiar” empresas responsáveis e 29% afirmam “punir” aquelas que adotam práticas não-responsáveis (pesquisa RSE – Ethos / Akatu 2005).
Daniel Esty e Andrew Winston, autores do livro “Green to Gold”, ressaltam, ainda, que “empresas que usam lentes verdes são mais inovadoras e empreendedoras que suas concorrentes. Elas identificam novos problemas antes dos outros e são melhores em encontrar novas oportunidades para reduzir custos”. Ou seja, as organizações que não acompanharem essa tendência e não investirem em sustentabilidade, serão “engolidas” pelo mercado.
Como fazer para tornar sua Empresa Sustentável?
É necessário desenvolver ações de responsabilidade sócio-ambiental, sem deixar de lado o caráter econômico dentro e fora da companhia. Para isso, é necessário desenvolver projetos específicos e exclusivos para a necessidade de cada empresa.
Em primeiro lugar, é necessário realizar um diagnóstico das necessidades, das oportunidades e dos potenciais riscos do negócio em relação ao meio ambiente e à sociedade. A partir daí sim, traçar estratégias e implantar ações e campanhas que atendam à situação específica da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário