Sustentabilidade aplicada no setor da construção será destaque na Expo Arquitetura Sustentável

  • Escrito por  Lead Comunicação
  • Fundação Espaço ECO® (FEE®) apresenta exemplos de estudos e tendências de sustentabilidade do setor
Na terça-feira (04/04), a Fundação Espaço ECO® (FEE®) participou da Ilha do conhecimento, parceria da Sustentech e Expo Arquitetura Sustentável com o objetivo de apresentar as tendências para a Construção Sustentável. 
Ao lado de especialistas em Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) no Brasil, Rafael Viñas, analista de Socioecoeficiência da FEE®, apresentará casos reais de produtos que já tiveram seu ciclo de vida analisado, bem como as tendências de sustentabilidade para o setor.
Segundo dados do Green Building Council Brasil (GBC), há um aumento da exigência para empreendimentos conquistarem o selo de sustentabilidade na nova versão da certificação LEED (v4), que é baseada no conceito de Ciclo de Vida e requer Declaração Ambiental de Produto (DAP) das edificações. Tendência se dá pelo fato de líderes dos mais de 160 países que utilizam a Certificação, fizeram o LEED ser a principal plataforma utilizada para construções sustentáveis, com mais de 170 mil m² certificados diariamente.
Para obter uma DAP, os fabricantes devem possuir seus desempenhos ambientais mensurados por uma Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de acordo com a regra de sua categoria. Este tipo de ferramenta beneficia a tomada de decisão de clientes, a comunicação com o mercado e a busca pela melhoria contínua do produto.
A certificação LEED beneficia o levantamento das informações sobre a cadeia produtiva de toda a edificação, passando a ser necessária a realização de uma Declaração Ambiental dos Produtos (DAP) que integram a construção. A DAP possibilita uma análise e comparação entre produtos de funções similares, baseada em seu desempenho ambiental durante todo o ciclo de vida.
Entre os produtos que já tiveram uma Avaliação de Ciclo de Vida - estudo necessário para obtenção de uma DAP - elaborada pela Fundação Espaço ECO® (FEE®) está o chuveiro. O que é mais ecoeficiente, tomar banho com chuveiro elétrico, a energia solar ou a gás? Para responder estas questões, a FEE® comparou as três opções, avaliando os impactos ambientais e econômicos para atender a função de um banho quente durante oito minutos. 
Os resultados indicam o chuveiro elétrico como a alternativa que melhor atende a necessidade quando utilizado poucas vezes durante o dia (com temperatura de 45ºC). Porém, acima de três banhos diários e temperaturas abaixo de 40ºC, o sistema de aquecimento por placas solares torna-se a opção mais ecoeficiente.
Um exemplo que demonstra como uma edificação pode ser sustentável está na CasaE, Casa Ecoeficiente da BASF. Em um estudo feito pela FEE®, foi possível notar como este modelo de empreendimento apresenta redução nos impactos econômicos e ambientais, se comparada a uma casa construída de forma tradicional.
Segundo a análise, em seu ciclo de vida, a CasaE apresenta menor consumo de energia (17%), de água (64%), menos emissões atmosféricas de efeito estufa (26%), além de menor potencial de toxicidade dos produtos aplicados (21%). Somente o consumo de água equivale ao abastecimento de mais de 2 mil habitantes em um dia. Ou ainda corresponde ao volume de água consumido em 443 banhos ou em 192 ciclos de uma lavadora de roupa.
“Ao ter esse tipo de informação de seus fornecedores, uma construtora poderá saber qual tipo de material poderá comprar para que seu empreendimento seja mais sustentável, além de obter informações precisas de que sua edificação respeita todos os elos da cadeia produtiva”, afirma Rafael Viñas, analista de Socioecoeficiência da FEE®.
Sobre a Fundação Espaço ECO®
Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO® foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. 
A Fundação Espaço ECO® é um Centro de Excelência em Sustentabilidade Aplicada com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO® estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br.
Sobre a BASF 
Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. 
Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. 
A BASF contabilizou vendas de mais de €74 bilhões em 2014 e contava com mais de 113 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.br ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil)

Nenhum comentário: