Estudo mostra redução de emissão no setor energético dos EUA

O plano de Barack Obama estabelece que o setor reduza em 30% as emissões de gases até 2030
Suzana Camargo, do 

Getty Images
Aquecimento global: poluição
Poluição: expectativa do governo é que indústrias continuem a reduzir suas emissões ainda mais

Por esta os mais céticos não esperavam. Depois de muita choradeira e reclamação sobre a estratégia atual do governo americano para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa naquele país, um relatório divulgado pelo Georgetown Climate Center revela que mesmo antes do plano ter sido lançado, em 2013, muitas companhias de energia já estavam diminuindo significativamente suas emissões.

O plano de Barack Obama estabelece que o setor reduza em 30% as emissões de gases até 2030.

Segundo reportagem publicada pelo The New York Times, alguns críticos chegaram a dizer que milhões de americanos iriam congelar no escuro.

Todavia, de acordo com o levantamento elaborado pelo Georgetown Climate Center, cerca de dez estados americanos já cortaram suas emissões de gases de efeito estufa para o percentual estipulado pela administração Obama – ou até mais, entre 2005 e 2012.

Neste período, os estados de Maine, Massachusetts, New Hampshire e Nova York conseguiram reduzir as emissões em mais de 40%.

Todos fazem parte da iniciativa Regional Greenhouse Gas, que promove o investimento em programas de eficiência energética e energias renováveis.

Estes estados, assim como outros, também têm se beneficiado da crescente exploração de gás natural nos Estados Unidos.

O que o relatório realmente revela nas entrelinhas é que mesmo antes do governo dos Estados Unidos ter imposto seu plano de ação, as empresas do setor energético já estavam fazendo seu dever de casa.

Elas sabem que a sustentabilidade do negócio depende da adequação a um novo tempo, uma nova realidade.

Segundo especialistas, isto não significa que as indústrias devam parar por aí. A expectativa do governo é que elas continuem a reduzir suas emissões ainda mais.

E para aqueles que duvidaram da viabilidade do President’s Climate Action Plan, o estado de New England é a prova concreta de que cortar emissões é possível e pode trazer benefícios econômicos.

A região foi uma das que mais diminuiu as emissões e mesmo assim, as tarifas residenciais de eletricidade caíram 7% entre 2005 e 2012. 

E o estado apresentou crescimento econômico acima da média nacional.

Nenhum comentário: