"​Eficiência Energética" abre ciclo de palestras da FBHA

Por: Luciano Palumbo e Anderson Masetto, de Porto Alegre

Ricardo Benzemat, consultor da FBHA
Focado em chamar a atenção de proprietários e gestores de hotéis, pousadas, albergues, resorts e também de bares, restaurantes e similares para questões que impactam diretamente na satisfação dos visitantes e na competitividade dos estabelecimentos, o "Encontro – Excelência na Qualidade em Serviços para os segmentos de Hospedagem e Gastronomia", abre a série de palestras com o tema sobre "Eficiência Energética na Hotelaria".

Segundo o consultor em energia da FBHA, Ricardo Bezamat, hoje, de uma maneira geral, os consumidores têm três maneiras eficazes de reduzir o custo de energia em seus empreendimentos, mas algumas ações devem ser tomadas para favorecer a redução sem perder a qualidade na prestação de serviços.

"Racionar é diferente de racionalizar", disse referindo-se às questões do consumo consciente de energia e não na "partição da entrega" do serviço aos consumidores no país. De acordo com Bezamat, atualmente é possível aplicar três maneiras diferentes para reduzir os custos no segmento. "Podemos diminuir os desperdícios; pagar menos pelo que se compra, ou seja, companhias que impõem custos aos consumidores e, por fim,  gastar menos sem mexer no conforto da utilização do serviço", afirmou.

O consultor ainda ressaltou questões dos custos com insumos, como energia elétrica, gás e água em 30% em empreendimentos hoteleiros de médio e grande porte. “Hoje, se um hotel tem uma conta de R$ 80 mil com energia elétrica, um estudo de eficiência pode reduzir em até 30% estes gastos”, comentou. 

Outro ponto levantado foi a climatização e a iluminação como grandes vilões dos gastos dentro dos hotéis. De acordo com ele, em média, os gastos com energia elétrica representam 15% da planilha de despesas, atrás apenas dos custos com mão de obra, de 20% a 25%.

Nenhum comentário: