Espetáculo musical ensina para crianças consumo consciente e sustentabilidade

Abordar de forma lúdica temas como meio ambiente, animais em extinção, poluição, desperdício, consumo consciente, entre outros. Esta é a proposta do espetáculo musical “Os Supercondutores de Energia”, que a Parabolé Educação e Cultura irá apresentar para alunos de escolas municipais de Curitiba nos dias 21 e 28 de fevereiro.




“É uma ação musical de cunho temático que, além de se justificar pelo seu aspecto artístico, estético e formador, adquire também uma pertinência social”, explica Levi Brandão, diretor artístico da Parabolé.

A preocupação em motivar as crianças a assumirem uma atitude consciente também é vista na composição do cenário e de alguns personagens. Grande parte dos objetos que compõe o espetáculo foi 100% reaproveitada. São capacetes  de moto, pneus de carro, calotas de automóvel, panelas, embalagens plásticas e estruturas de ferro, tudo retirado de um centro de coleta seletiva de lixo do município de Campo Largo. 

Além disso, animais em extinção como o mico-leão-dourado, onça pintada, tamanduá-bandeira e o peixe-boi ganharam vida a partir de baldes, colchas, latões e cabos de vassoura. “Ao representar essas espécies com materiais alternativos incentivamos os alunos, por meio da brincadeira, a usarem a criatividade e a reaproveitarem elementos que encontramos dentro de casa”, afirma Brandão.

A plateia, que chega a aproximadamente 200 crianças por espetáculo, interage o tempo todo. Os cantores, que atuam também como atores, são vistos como super-heróis pelos alunos. A personagem Natu é uma bióloga que cuida da natureza e dos bichos, Garibaldi é um coletor que tem um cuidado especial na separação do lixo e na coleta seletiva, Tino é um empresário que adequou a produção de sua empresa para emitir menos poluição, Faísca é um eletricista que criou fontes alternativas de energia e Melo Dias, o artista, teve a ideia de montar a banda para falar sobre meio ambiente. Levi Brandão ressalta que as crianças participam e cantam juntas do início ao fim da apresentação. 

“O envolvimento dos alunos com os Supercondutores de Energia vai além do show, pois o espetáculo aborda assuntos que fazem parte da vida das crianças, mas que, muitas vezes, precisam de um estímulo para se tornarem hábitos aliados a uma atitude consciente”, diz o diretor artístico.

O espetáculo, que foi desenvolvido com recursos do Programa de Apoio à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, está visitando as escolas desde novembro de 2013. Já beneficiou cerca de 2 mil crianças em 10 apresentações (incluindo a APAE de Santa Felicidade). Após o show, a banda entrega para cada criança um material de apoio com atividades lúdicas e divertidas, tais como caça-palavras, jogo dos sete erros e pintura, todas relacionadas à proposta temática do espetáculo. É uma forma de dar oportunidade para que o aluno estenda tudo o que aprendeu durante o espetáculo para a sua família e amigos.

Sobre a Parabolé – Educação e Cultura
Há nove anos a Parabolé desenvolve projetos culturais que apresentam interesse educacional e social. Um dos objetivos é a revitalização do espaço escolar e a divulgação da cultura brasileira em instituições de ensino. Oficinas de música, cursos e palestras para educadores, espetáculos musicais e projetos de arte-educação são algumas das ações realizadas pela equipe de profissionais, que leva para dentro das escolas histórias da tradição oral, canções e danças regionais, desafios, jogos, festividades, brincadeiras, formas de expressão típica, personalidades e saberes que se originam na vida cotidiana da sociedade.

Ficha Técnica:
Concepção - Nélio Sprea e Rafael Martins
Direção - Levi Brandão
Músicas de Milton Karam
Sonorização - Luigi Castel
Cenário e Figurino - Paulo Vinícius
Produção - Pietro Rosa, Levi Brandão e Sabrina Fernadez
Atores: Gabriel Schwartz, Fábio Mazzon, Ale Age, Paulo de Nadal e Mari Ribeiro
Serviço:
Espetáculo Musical Os Supercondutores de Energia
Dia 21 de fevereiro
Horários: 9h | 10h30 | 13h30 | 15h
Local: Escola Municipal Paranavaí Educação Infantil e Ensino Fundamental
Endereço: Rua Pedro Siemens, 229 Xaxim
Público: alunos da escola e professores (média de 200 alunos por apresentação)
Dia 28 de fevereiro
Horários: 14h | 15h10
Local: Portão Cultural | Auditório Antônio Carlos Kraide
Endereço: Avenida República Argentina, 3430 Portão
Público: alunos de 8 escolas municipais de Curitiba e professores (média de 180 alunos por apresentação)

Nenhum comentário: