Construção sustentável ganha incentivo

Divulgação / Residencial em Pelotas (RS) é pioneiro no uso do Wood Frame pelo Minha Casa Minha VidaResidencial em Pelotas (RS) é pioneiro no uso do Wood Frame pelo Minha Casa Minha Vida
Construtoras do Paraná farão residenciais com Wood Frame, sistema autorizado a receber
DA REDAÇÃO
O sistema de construção que utiliza madeira na estrutura, conhecido como Wood Frame, está avançando no Brasil – e o Paraná está na ponta na aplicação dessa tecnologia para obras residenciais. Ainda neste semestre, deve ter início a construção de um conjunto de 67 casas com Wood Frame pelo programa Minha Casa Minha Vida no Boqueirão, em Curitiba.
O sistema construtivo inovador está oficialmente autorizado a receber financiamento pela Caixa Econômica Federal. A conquista do documento é comemorada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Desde 2009, um grupo de empresários e técnicos da instituição trabalha na pesquisa e aplicação de métodos construtivos mais sustentáveis para substituir a construção em alvenaria.
Batizado de Comissão Casa Inteligente, o grupo obteve, no final de 2013, a liberação do Datec – Documento Técnico de Avaliação do Ministério das Cidades – para o uso do Wood Frame desenvolvido pela empresa TecVerde na construção de habitações de interesse social.
O resultado deve ser a popularização do sistema construtivo semi-industrial, que tem como base a madeira plantada. Impulsiona, também, a cadeia produtiva no Paraná, que envolve fornecedores da madeira certificada, a produção industrial dos painéis e a qualificação de trabalhadores.
Segundo José Márcio Fernandes, diretor da Rede iVerde, quatro construtoras paranaenses estão interessadas no sistema. Duas delas, a Baú e a F. Klas, já têm projetos de obras pelo Minha Casa Minha Vida para iniciar em 2014. Um deles é o conjunto residencial no Boqueirão.
Projeto piloto
O Wood Frame desenvolvido pela TecVerde a partir de tecnologia alemã foi utilizado, de forma pioneira para habitações populares, no Rio Grande do Sul. A construção desse projeto piloto foi financiada pela Caixa dentro do programa Minha Casa Minha Vida a partir de uma autorização prévia.
Em parceria com a construtora Roberto Ferreira, a Rede iVerde, que licencia o sistema construtivo, ergueu o Residencial Haragano, em Pelotas, com 280 sobrados. Cada unidade tem 44 m2. O conjunto foi construído em tempo recorde – segundo José Márcio Fernandes, o tempo de montagem das residências foi de apenas seis meses. A obra está em fase de finalização da infra-estrutura do condomínio.

Nenhum comentário: