A creche na periferia de SP que oferece ioga, meditação e massagem pra melhorar o dia das crianças

Os benefícios da ioga e meditação são amplamente conhecidos por todos, e quem os pratica sabe o quão importante essa atividade se mostra ao longo dos anos para o desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual.

Mas, e crianças, podem se beneficiar dessas boas práticas? Uma creche na Zona Norte de São Paulo tem mostrado que sim! Falamos do CEI (Centro de Educação Infantil) Lar de Crianças Ananda Marga, que fica em uma área cercada por favelas, e que decidiu implementar o ioga, meditação e massagem para as 110 crianças entre 11 meses e 3 anos que acolhe em tempo integral.


Em colchões dispostos ao lado do outro no chão, as “aulas” começam com a professora fechando as cortinas da sala para diminuir a iluminação no ambiente, momento em que as crianças relaxam ao som de mantras e recebem a massagem. A prática é realizada uma vez por semana em cada turma com o intuito de desenvolver a parte física e emocional dos alunos.

A escola é administrada pela ONG Amurt-Amurtel, que desenvolve projetos sociais em diversos países: “Vemos muitos casos de violência doméstica e de pais que estão presos, então a creche precisa ser um espaço de acolhimento para essas crianças”, afirmou a diretora Silvia Helena de Oliveira à reportagem do site UOL Educação.

As crianças passam o dia todo na creche, e são abastecidas com café da manhã, almoço, jantar e dois lanches, todos naturais e vegetarianos, com pratos recheados de frutas, verduras e soja. O vegetarianismo e a filosofia neo-humanista, obviamente, causam estranhamento nas comunidades. Por isso, desde a matrícula, as diretoras das unidades deixam claro que não professam dogmas religiosos. E embora a maioria dos pais e professores das creches seja evangélica, todos ficam à vontade ali, segundo reportagem da Revista Crescer.

Veja no vídeo abaixo, um pouco da creche e do trabalho desenvolvido por lá e inspire-se:


Fotos © Lucas Lima / Raoni Maddalena / Reprodução Youtube

Nenhum comentário: