Parceria entre BRDE e indústrias favorece projetos de eficiência energética

Parceria entre BRDE e indústrias favorece projetos de eficiência energética.
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por meio da agência paranaense, e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) assinam nesta quinta-feira (10) termo de cooperação técnica para apoiar investimentos em projetos relacionados à Eficiência Energética no setor industrial. 


A proposta é aumentar a competitividade das indústrias paranaenses a partir da redução de custos com energia e do consumo de recursos naturais, como forma de respeitar o meio ambiente e incentivar a inovação. 

A assinatura do termo será às 13h30, no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba, com a presença dos diretores do BRDE, Orlando Pessuti e Wilson Quinteiro, e do presidente da entidade, Edson Campagnolo. 

Energias renováveis e eficiência energética são preocupações constantes do banco, que criou recentemente o programa BRDE Energia, que oferece linhas de crédito para projetos envolvendo energias renováveis e eficiência energética, com repasses do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

O banco também usará recursos próprios para mais uma linha do programa, no valor de R$ 60 milhões. Pelo termo de cooperação técnica, o Sistema Fiep orientará os empresários sobre as condições de financiamento previstas no programa BRDE Energia e a documentação necessária para o processo, como também indicará ofertas de serviços técnicos relacionados à eficiência energética que integrarão o dossiê necessário para protocolo dos projetos junto ao BRDE. 

Para os diretores Orlando Pessuti e Wilson Quinteiro, a parceria com a Fiep demonstra que ações entre instituições que têm foco nas necessidades imediatas do setor industrial trarão oportunidades às indústrias de se adaptarem às atuais circunstâncias do mercado. Permitirá ainda que essas empresas se fortaleçam e identifiquem novas possibilidades de negócio. 

CONHEÇA O BRDE ENERGIA – O BRDE Energia é um programa de apoio ao financiamento de projetos de eficiência energética e microgeração distribuída. Contempla substituição de equipamentos, implantação de sistemas de gerenciamento e controle do consumo de energia, modernização de instalações produtivas, entre outras iniciativas. 

O objetivo é dar suporte a empresas e novos empreendimentos nos seus investimentos em eficiência energética, por meio da concessão de crédito através de linhas de financiamento específicas. 

Também será foco do programa o fomento ao investimento à geração de energia de fontes renováveis. 

DIFERENCIAIS DO PROGRAMA – Atuação de forma conjunta com os setores públicos e privados, participando de modo proativo das políticas públicas associadas. 

Podem participar empresas, propriedades rurais, entidades públicas e demais instituições. O projeto deve detalhar o conjunto de ações e metas que devem contribuir para a redução do desperdício e racionalização no uso de energia. 

ITENS FINANCIÁVEIS 

• Pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, bem como substituição e ou aprimoramento dos já existentes, visando promover maior eficiência energética no ambiente produtivo ou comercial. 

• Modernização e/ou adequação das instalações produtivas ou comerciais com o objetivo de proporcionar maior eficiência energética. 

• Aquisição de softwares e serviços relacionados a projetos de eficiência energética. 

• Aquisição de máquinas e equipamentos com melhor desempenho energético. 

• Substituição de sistemas tradicionais de iluminação pública ou empresarial por sistemas mais eficientes. 

• Implantação de sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica mais eficientes e redes inteligentes (“Smart Grid”). 

• Implantação de sistemas de micro e minigeração distribuída, incluindo equipamentos importados. 

• Ampliação ou implantação de sistema de geração de vapor ou eletricidade a partir de biomassa, energia eólica, energia solar e pequenas centrais hidrelétricas. 

CONDIÇÕES DE FINANCIAMENTO – As taxas variam conforme a natureza do investimento e o prazo da operação. As taxas mais baixas estão destinadas aos projetos de inovação, com custo de TJLP+1,0% ao anos e prazo de até 8 anos. Em outras linhas, o prazo total pode alcançar até 12 anos. 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governoprwww.pr.gov.br

Nenhum comentário: