KPMG lança um novo guia de avaliação da materialidade para relatórios de sustentabilidade

Com o objetivo de auxiliar os profissionais das áreas de preparação e divulgação de relatórios corporativos e de riscos a implementar um processo prático para identificar os tópicos sociais, ambientais e de governança de maior importância para uma empresa e suas partes interessadas, a KPMG acaba de lançar um novo guia de avaliação da materialidade para relatórios de sustentabilidade.

“O cenário de preparação e divulgação de relatórios está tornando-se cada vez mais complexo à medida que as estruturas conceituais de relatórios se multiplicam e evoluem e que as regulamentações se tornam cada vez mais exigentes. 

Muitas empresas entendem os princípios de materialidade na teoria, mas enfrentam dificuldades para elaborar e implementar um processo de avaliação robusto na prática. 

Produzimos esse guia com o objetivo de ajudá-las com um processo efetivo, mas que ao mesmo tempo não fosse demasiadamente complexo”, afirma o diretor da prática de Mudança Climáticas e Sustentabilidade da KPMG, Ricardo Zibas. 

O guia da KPMG divide o processo de avaliação da materialidade em sete fases:

Definição do escopo e da proposta;
Identificação dos tópicos potenciais;
Categorização dos tópicos;
Coleta de informações sobre o impacto e a relevância;
Priorização;
Engajamento da administração;
Solicitação de feedback das partes interessadas.

A publicação fornece ainda orientações detalhadas e práticas para cada fase e inclui elementos que formam os requisitos mínimos para um processo robusto, bem como medidas avançadas elaboradas para organizações com estratégias de sustentabilidade mais estabelecidas. 

O guia também destaca os desafios, dentre eles como conectar a materialidade em sustentabilidade com o negócio em sua maior amplitude, como envolver a Alta Administração no processo e como gerenciar as implicações de tempo e custo da participação das partes interessadas.

“Acreditamos que as empresas que integram o processo de materialidade de sustentabilidade ao processo de gestão de riscos corporativos estão em uma posição melhor para informar os investidores e as outras partes interessadas sobre os impactos, os riscos e as oportunidades de sustentabilidade”, analisa Zibas.

Insights sobre a Sustentabilidade: Os princípios básicos da avaliação da materialidade podem ser baixados em www.kpmg.com/sustainableinsight

Nenhum comentário: