MODA E O COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL – ELEVAR A CONSCIÊNCIA PARA TRANSFORMAR

Por Anelise Stahl 



Como a indústria têxtil e de confecções irá repensar as questões econômicas, sociais e ambientais da cadeia para garantir a competitividade de seu negócio no mercado interno e internacional?

A sustentabilidade é considerada a principal alternativa para re-estabelecer a competitividade da cadeia, pois traz para a indústria têxtil e de confecções a possibilidade de tornar mais eficientes os processos de produção nas suas diferentes etapas, abre espaço para a inovação e o desenvolvimento tecnológico e ao mesmo tempo reforça as potencialidades existentes.

Não há como negar a importância da cadeia da moda. A produção têxtil e de confecções foi uma das mais importantes na passagem da manufatura para os processos industriais.

Atualmente, as indústrias têxteis e de vestuário, juntas, constituem a quarta maior atividade econômica ; concentram 5,7% da produção manufatureira e mais de 14% do emprego mundial . Segundo previsões, até 2014 o comércio têxtil alcançará a cifra de uS$ 856 bilhões2 .

E o que dizer do nosso produto?

No caso das ROUPAS , trata-se de uma relação antiga e universal, talvez um dos produtos mais divulgados, comentados, desejados e comprados por consumidores de diferentes nacionalidades, culturas e perfis socioeconômicos. e não podemos nos esquecer do principal: as roupas movimentam um dos sistemas mais influentes do mundo, o da moda.

Só por esses aspectos já conseguimos ter a dimensão do que a cadeia têxtil e de confecções representa nos mais variados países em que está presente.

O Brasil neste contexto é um dos maiores produtores têxteis e de confecção do mundo, sendo o quinto no segmento têxtil e o quarto no de confecção, cuja produção média é de 9,8 bilhões de peças de vestuário, cama, mesa e banho.

A cadeia têxtil produziu em 2011 US$ 67,3 bilhões, o equivalente a 5,6% do valor total da indústria brasileira de transformação, excluindo-se as atividades de extração mineral e a construção civil.

No ocidente, a indústria brasileira possui o maior parque produtivo integrado, da fibra ao produto final.

Em termos estratégicos, o Estudo prospectivo setorial têxtil e confecção buscou sinalizar tendências e questões relevantes para formulação e implementação de um plano de longo prazo e uma visão de futuro, com vistas ao aumento da competitividade do setor até 2023.

A cadeia têxtil e de confecções brasileira deverá:

Ser reconhecida e admirada pela relevância econômica, política e social de suas atividades,

competitiva globalmente e exportadora de destaque no cenário mundial, possuindo como diferencial a utilização ética e sustentável da diversidade de recursos naturais e de competências humanas,

enfatizando com criatividade a identidade brasileira, interagindo com outras cadeias produtivas e formando uma rede de valor ágil e versátil,

intensiva em conhecimento e integrada desde a concepção até a disposição final de seus produtos customizados,

funcionais e inovadores, que despertem a emoção e atendam às exigências dos diferentes segmentos de consumo.

MAS … E AS MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ?

Incorporar a sustentabilidade nos negócios é um desafio que depende de mudanças no comportamento dos consumidores.

Essas mudanças não são simples e estão relacionadas a longos processos de mudança cultural.

Consumidores recebem estímulos contínuos para manter estilos de vida que dependem do próprio consumo. São as cores, os modelos, as tendências da moda que, numa economia globalizada, são lançadas e substituídas numa velocidade cada vez maior e há ainda as poderosas estratégias de comunicação e a publicidade, que não mais dependem apenas de anúncios e da televisão, mas que atualmente contam com ferramentas como as mídias sociais.

Dessa maneira, qualquer tentativa de entender seu comportamento ou de influenciar seu processo de escolha se apresenta como um objetivo bastante complexo.

SENDO ASIM … ELEVAR A CONSCIÊNCIA PARA TRANSFORMAR …

¢ Sendo assim , devemos estabelecer relações mais próximas e colaborativas com consumidores, e inspirar este consumidor a adotar comportamentos mais conscientes, demandando produtos que, além do conforto, preço, qualidade e durabilidade, aliem tendências de moda a uma postura ética e sustentável.

Assim poderemos ser um veículo para essa transformação…




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