10 dúvidas esclarecidas sobre aquecedor solar

Apesar de ser um sistema muito conhecido e amplamente utilizado no Brasil, é comum às pessoas que ainda não estão familiarizadas com o aquecimento solar de água terem algumas dúvidas sobre ele. Por isso decidimos listar e esclarecer algumas delas. Se a sua dúvida não estiver aqui, não deixe de entrar em contato, ok?



Para dúvidas relacionadas à instalação e funcionamento, recomendamos a leitura da página do produto, onde estes pontos são explicados em detalhes, vamos aos principais pontos:


1 - Qual o custo/benefício de se ter um sistema de aquecimento solar?

De todas as vantagens, a econômica é a que mais se destaca. O aquecimento de água é responsável por uma parte muito signficativa do consumo de energia elétrica de uma residência. Assim, utilizar o calor do sol para aquecer água reduz muito a conta de luz, gerando economia. Em média, a economia gerada é capaz de compensar o investimento no sistema em apenas 5 anos, sendo que a vida útil do sistema pode chegar até a 25 anos.


2 - Existe um posicionamento ideal para as placas?

Uma das vantagens em se contratar mão de obra especializada para o projeto e instalação, é a escolha adequada dos locais e posições das placas coletoras para o melhor aproveitamento possível da luz solar. O profissional irá calcular a inclinação ideal baseado na sua localização geográfica. A título de exemplo, em uma cidade do Nordeste a placa terá inclinação de 6º enquanto que no Sul essa inclinação será por volta de 30º.


3 - Só terei água aquecida em dias de sol?

O sistema é desenhado para armazenar água quente por bastante tempo. No entanto, se estiver nublado ou chovendo por vários dias, ele não será capaz de fornecer água quente, sendo necessário nesse caso fazer uso de aquecimento elétrico ou a gás. Normalmente essas outras formas de aquecimento estão ligadas ao sistema para que sejam acionados facilmente quando necessários. Cabe lembrar que no Brasil predominam os dias de sol. Na região sul do país, a título de exemplo, o uso de aquecimento solar é igual ou superior a 75% do tempo.

4 - Durante a noite terei que usar energia elétrica para obter água quente?

Essa é uma dúvida muito comum quando se fala de aquecimento solar e a resposta é não, pois o sistema não consiste apenas em aquecer a água, mas também em preservá-la quente em um reservatório. Assim, a água aquecida durante o dia permanece quente no reservatório (boiler) para ser usada durante a noite.


5 - Como é a manutenção desse sistema?

Este é um sistema de baixíssima manutenção. Por se tratar de um circuito hidráulico, basta que se verifique eventualmente a integridade do sistema (se há algum vazamento, por exemplo). Muitos aquecedores solares no Brasil estão em funcionamento há mais de 30 anos sem problemas.


6 - É mais confortável?

Frequentemente se atribui maior conforto ao uso de aquecimento solar. A causa dessa percepção consiste no fato de que o volume de água quente é mais abundante em relação a um chuveiro elétrico, por exemplo. Você pode regular a temperatura da água misturando água aquecida com água fria (natural) diretamente nas válvulas do seu chuveiro.


7 - O que é Apoio ou Back-Up?

São chamados de Apoio ou Back-Up outros sistemas de aquecimento de água ligados ao aquecimento solar que podem ser acionados nos dias nublados ou chuvosos. Os sistemas de apoio mais comumente usados são o elétrico e o a gás.


8 - O aquecimento solar pode ser instalado em obras já concluídas?

Sim, no entanto é preciso que um profissional especializado dimensione corretamente e indique quais os produtos são os mais apropriados para seu caso.


9 - Porque é importante manter as placas sempre limpas?

A limpeza das placas solares é importante para a garantia da eficiência da coleta, pois quando há muito acúmulo de sujeira nas placas, a passagem da luz solar é diminuída ou até mesmo interrompida. Em média, uma lavagem simples externa duas vezes ao ano é suficiente.


10 - O imóvel que possui aquecimento solar de água é mais valorizado?

Eficiência energética é um dos fatores que cada vez mais tem sido considerado no mercado imobiliário com um fator de valorização, isto se reflete até na cobrança de impostos reduzidos para quem adota soluções nesse sentido em suas obras. 

O Aquecimento solar de água agrega muito mais valor que o investimento realizado, é uma fonte inesgotável de energia limpa e portanto ecologicamente correta e ainda seus componentes são quase que totalmente recicláveis.

Fonte: Artigo publicado em 23 de Abril de 2014 pela Equipe EcoCasa®

Nenhum comentário: