Será que a rotina está prejudicando seu crescimento profissional?

Em sua coluna, Sofia Esteves, presidente do conselho do grupo Cia. de Talentos, fala sobre os riscos de viver no "modo automático"

Por Sofia Esteves, presidente do conselho do grupo Cia. de Talentos



(foto/Thinkstock)

Acordar cedo, trabalhar, torcer para o dia passar rápido, reclamar do trânsito, dar atenção à família (e às vezes não), se distrair com algo, reclamar por ter que acordar cedo no dia seguinte e então começar tudo de novo. Você conhece alguém assim?



Muitas pessoas me procuram e esperam de mim conselhos que possam mudar suas carreiras. Como falar com seus chefes em busca de aumentos ou promoções ou que posturas novas devem construir para serem reconhecidas em suas vidas profissionais.


Estamos vivendo uma crescente era da automatização no mercado de trabalho. A cada dia novos softwares e máquinas são criadas para otimizar o tempo de produção e produtividade nas empresas. Viajei recentemente para a China e posso assegurar que esse movimento realmente só tem a crescer e a acrescentar.


Porém, na era da automatização eu preciso te alertar sobre algo. Tudo pode ser automatizado, menos você. 

A criatividade, atitude, senso de coletivo e de liderança só podem ser construídos por nós, humanos.

Logo, se você busca por crescimento profissional a reclamação não pode se transformar em um hábito. 

É claro que reivindicações de melhorias e feedback positivos são e serão sempre muito necessários, mas essas atitudes são bem diferentes do que apenas reclamar e não fazer nada para que a realidade se transforme.

Nenhum comentário: