Maio amarelo: 9 dicas para um trânsito melhor



Quando o assunto é trânsito, geralmente a gente costuma associar apenas à aglomeração de veículos automotores, não é mesmo? Mas na verdade, o trânsito compreende muito mais que isso, e por assim ser, há muita gente que precisa tomar cuidado para evitar problemas. Pensando nisso hoje nós vamos falar sobre o maio amarelo e algumas dicas para um trânsito melhor.
Até o final deste artigo você terá entendido o que é o maio amarelo, qual a sua origem, verá nossas dicas para colocar em prática no trânsito estando de carro, de motocicleta, de bicicleta ou a pé e ainda entenderá o que é direção defensiva.
Tenha uma boa leitura!

O que é o maio amarelo?

O maio amarelo é uma campanha de conscientização para a segurança no trânsito e para chamar a atenção para o alto índice de acidentes em todo o mundo.
O termo surgiu durante o mês de maio de 2011 quando a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a década de ação para a segurança no trânsito, um movimento para engajar o poder público e toda a sociedade em diversos países.

simbolo-maio-amarelo
Símbolo das campanhas do maio amarelo
Embarcando nessa nós separamos algumas dicas para todo mundo colocar em prática. Confira!

Dicas para motoristas

Aqui vale lembrar que quanto maior o seu veículo, maior sua responsabilidade no trânsito, logo, se você está conduzindo um veículo, você também é responsável pela segurança de motociclistas, ciclistas e pedestres. Veja agora nossas dicas para motoristas:

1 – Respeite a sinalização

Quando o assunto é sinalização no trânsito devemos ter em mente que isso não compreende apenas a sinalização semafórica, mas também placas e outros objetos de sinalização como aqueles triângulos que sinalizam um carro quebrado à frente e avisos pintados no asfalto como “pare” e “devagar”, por exemplo.
Então sempre que se deparar com qualquer um dos sinais ou objetos de sinalização, transite em baixa velocidade até passar pela área sinalizada. Ah, e vale verificar se não há alguém precisando de ajuda. Seja gentil. 🙂

2 – Não use o celular

O uso de celular na direção é apontado como uma das principais causas de acidentes no trânsito, pois ele diminui a atenção dos motoristas, um problema que pode ser fatal e por isso hoje há punições mais sérias para quem usa o aparelho enquanto conduz um automóvel.

3 – Use o cinto de segurança

O uso do cinto de segurança protege todos a bordo e diminui os riscos de fatalidades caso um acidente venha a ocorrer, por isso sempre use-o e certifique-se de que todos os passageiros estão fazendo o mesmo antes de iniciar a viagem.

capa_post_maio_amarelo
trânsito na cidade de São Paulo

Dicas para motociclistas

4 – Trafegue em espaço adequado

Sabemos que entre as faixas dedicadas aos carros nas vias existem corredores por onde os motociclistas costumam trafegar, mas que nem todos estes corredores possuem espaço suficiente para uma motocicleta.
Quando o espaço é apertado há chances de colisão lateral com algum veículo, o que causaria um acidente, então se você estiver conduzindo uma motocicleta e se deparar com um corredor muito estreito, não se arrisque. Siga o ritmo dos carros dentro de uma das faixas até que o corredor se alargue.

5 – Faça o uso obrigatório do capacete

Aqui é importante ressaltarmos que o uso do capacete é obrigatório, segundo o código de trânsito brasileiro, então nada de transitar por aí sem o equipamento, pois ele é indispensável para preservar sua vida.

Dicas para ciclistas

6 – Trafegue em via adequada

Para quem prefere deixar o carro em casa existem vias adequadas para a sua circulação: as ciclo faixas. Caso em seu bairro não tenha uma ou você viva em uma cidade pequena sem esse tipo de via, trafegue pelo canto das ruas e fique sempre atento com os veículos que se aproximam.

7 – Use o capacete

Assim como para os motociclistas, o uso do capacete é indispensável para os ciclistas mesmo que o uso não seja obrigatório por lei, pois os protege contra impactos em caso de uma queda.

Dicas para pedestres

8 – Atravesse a via na faixa para pedestres

Atravessar uma via na faixa de pedestres é chegar ao outro lado em segurança, pois ali os veículos param, seja por conta de um semáforo ou até mesmo por dar preferência aos pedestres na ausência de um sinalizador. Além disso, quem faz o uso da faixa não atrapalha o fluxo do trânsito e não se arrisca, o que é mais importante.
Caso não haja uma faixa de pedestre, atravesse a via sempre em linha reta, assim você chega mais rápido ao outro lado.

9 – Caminhe pela calçada

Ao caminhar pelas calçadas o pedestre não se expõe ao risco de acidentes e, mais uma vez, não atrapalha o fluxo de carros.
Agora que você conferiu nossas dicas, vamos falar sobre o que é direção defensiva, uma boa prática para condutores de veículos automotores que somada às dicas que falamos acima também contribui para um trânsito melhor. Continue com a gente e veja agora mesmo:

O que é direção defensiva?

A direção defensiva abrange uma postura de responsabilidade preventiva para evitar acidentes no trânsito, ou seja, dirigir de forma que não coloque em risco a própria vida, dos passageiros e de todos em vias públicas.
Na prática a direção defensiva ocorre quando um condutor dirige com o veículo em estado adequado para o trânsito e também evitando se expor a situações que podem causar acidentes e colocar outros veículos em risco, então veja abaixo algumas coisas que devem ser evitadas:
  • Dirigir com sono;
  • Ultrapassar limites de velocidade;
  • Fazer ultrapassagens perigosas;
  • Olhar só para a frente;
  • Segurar objetos;
  • Tirar uma das mãos do volante.

Bônus: Como as lentes de óculos podem ajudar no trânsito?

Seja você qualquer um dos personagens do trânsito em pequenas ou grandes cidades, uma ótima dica é entender como as lentes de óculos podem contribuir para sua segurança.
As lentes de óculos ajudam a relaxar a visão durante a condução de um veículo, uma bicicleta ou até mesmo andando a pé, pois inibem o ofuscamento causado por faróis de outros veículos e a própria luz do dia.
Outra forma como as lentes podem ajudar é impedindo reflexos que podem atrapalhar no trânsito.
Para quem costuma dirigir à noite há as lentes amarelas conhecidas como lentes âmbar que são ótimas para a condução, pois reduzem a incidência de luz azul evitando assim confusões em nosso cérebro ao distinguir as cores.
Temos certeza que se todo mundo tomar consciência dos riscos do trânsito e sobre o que fazer para torná-lo melhor, muitos acidentes serão evitados e as vias públicas serão um lugar melhor para todos.
Então no post de hoje nós vimos o que é o maio amarelo e qual a sua origem. Vimos também algumas dicas para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para que todos possam colaborar pela segurança mútua. No fim vimos um bônus sobre como as lentes de óculos também podem ajudar no trânsito.
Gostou do nosso post sobre o maio amarelo e com dicas para um trânsito melhor? Então aproveite para assinar a nossa newsletter para receber nossas atualizações e mais posts como esse.

Fonte Estúdio Leaf 



Nenhum comentário: